Potinho de Mel O blog que todo papai e mamãe precisa conhecer!

Gravidez: cuidados com os cabelos

cuidados-com-os-cabelos-durante-a-gravidez-entenda-o-ciclo-capilar-gravida-bebe-infantil

O ciclo capilar sofre um pouco de alteração durante a gravidez. Entenda os principais cuidados com os cabelos na gravidez.

Muitas mulheres quando engravidam ficam preocupadas com os fios de cabelo que normalmente o ciclo capilar possui três fases: o nascimento, o amadurecimento e a queda. Ou seja, o fio nasce e vai crescendo até atingir a maturidade. E quando um fio cai, outro já está pronto para tomar seu lugar, por isso, não são criadas falhas.

A mulher durante a gestação produz uma grande quantidade de estrogênio, hormônio que também afeta no nascimento e crescimento dos pelos. Ele acaba por alterar o ciclo, fazendo com que a fase de crescimento se prolongue e diminuindo a queda de cabelo, alterando também a textura dos fios. Por conta disso, mulheres de cabelos lisos podem notar seus cabelos mais ondulados e as mulheres de cabelo cacheado podem perceber que os cachos estão mais soltos.

Pode ser que a raiz fique bastante oleosa ou ressecada, já que os hormônios estimulam as glândulas sebáceas do couro cabeludo. Isso vai depender muito de mulher para mulher, não há uma regra. Usar o secador e a chapinha podem ajudar a deixar o cabelo mais oleoso, se isso acontecer com você, use shampoos específicos para cabelos oleosos e evite passar o condicionador direto na raiz. Mas se for o contrário, aposte em máscaras de hidratação caseiras, pelo menos uma vez na semana.

O que não é recomendado

Pintar o cabelo: Os produtos químicos que estão presentes nas tinturas permanentes podem entrar em contato com o bebê, causando problemas de malformação. Por isso, se quiser cobrir os cabelos brancos ou mudar de cor, opte pelos tonalizantes e outras tinturas que não contenham amônia. O mesmo vale para luzes e reflexos. Mas antes de correr para o salão, pergunte ao seu médico se está liberada, já que muitos recomendam que esses procedimentos sejam feitos apenas depois do primeiro trimestre.

Fazer alisamentos: Escova progressiva, definitiva, egípcia… Os alisamentos que utilizam químicas e metais pesados nos fios podem prejudicar o bebê, assim como as tinturas. Se você frequenta salões de beleza, evite ficar próxima a outras mulheres que estejam realizando esses procedimentos. A escova tradicional, que utiliza apenas o secador, está liberada para deixar os fios mais lisos. Outros aparelhos como chapinha e babyliss também não causam mal para o pequeno.

10 dicas para praticar atividade física na gravidez

Bebê de 9 semanas tem cabelos tão longos que até estranhos param para admirar