Potinho de Mel O blog que todo papai e mamãe precisa conhecer!

Alimentos que devem ser evitados antes do 1º ano de vida do bebê

Conheça os 10 alimentos que devem ser evitados antes de completar 1 ano de idade.

O bebê nasceu, você o amamentou em livre demanda até os 6 meses de vida (se possível) e você vai começar a introdução alimentar e apareceu várias dúvidas do que pode ou não dar pra ele.

Pensando nisso, nós da Potinho de Mel separamos 10 alimentos que você não deve dar ao seu bebê até ele completar 12 meses de vida. Afinal, muita coisa mudou e não é mais como na época da sua mãe. Isso mesmo, o que era indicado, dito ser saudável quando você era bebê, não é mais e por mais que você esteja vivo, com uma saúde dita de ferro, estudos existem, foram feitos e perceberam que se não mudarmos nossa cabeça, nossos hábitos alimentares e começarmos desde o início a cuidar da alimentação de nossos filhos, eles serão vítimas de doenças provenientes de excesso de açúcar sódio, gordura e tudo mais que não faz bem e está presente em diversos alimentos de forma intrínseca.

1 – Leite de vaca e derivados:

Leite de vaca, derivados (manteiga, requeijão, iogurte, coalhada, queijo) e qualquer alimento que tenha leite de vaca em seus ingredientes  não é indicado antes dos 12 meses.

A única “exceção” é no caso de bebês que por algum motivo precisam tomar fórmulas alimentares, pois estas contém traços de leite em sua composição, mas mesmo assim, esses bebês devem esperar completar 1 ano pra consumir leite e derivados de fato.

2 – Sal:

Bebês não sabem o que é comida com sal, o que é comida com açúcar. Desta forma, tem necessidade nenhuma de acrescentar sal nas papinhas principais. Comida de bebê tem que ser saborosa, mas sem o sal adicionado. Basta ser criativa e usar nossos temperos naturais (cebola, alho, salsinha, cebolinha, orégano, manjericão, coentro, sálvia, estragão entre outros).

 

3 – Açúcar e tudo que tem açúcar:

Como foi dito no item anterior, bebê não sabe o que é açúcar até você oferecer. Segundo recomendação da SBP, açúcar deve ser introduzido aos 2 anos de idade e sempre com moderação. Ou seja, até 1 ano NÃO deve ter açúcar na dieta do bebê.

Açúcar engloba tudo e qualquer coisa que tenha açúcar: bolacha de maizena, bolacha maria, petit suisse, açúcar na fruta, açúcar na fórmula, engrossantes. achocolatados, bolos, doces em geral, papinhas industrializadas que contém açúcar, smothies de frutas adoçados, gelatina (qualquer gelatina, mesmo a orgânica) e tudo que tem açúcar (vale a pena repetir).

4 – Mel:

É uma delícia, mas não pode ser consumido até 1 ano.

De acordo com a Portaria 5/2006, da Secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, o botulismo é doença de notificação compulsória. As suspeitas de casos exigem notificação à vigilância epidemiológica local e investigação imediata.

 

5 – Bolacha de maizena:

Olha só os ingredientes da bolacha de maizena de qualquer marca, e veja se tem certeza de que essa bolachinha é mesmo inocente e seu bebê merece consumi-la antes de 1 ano?

6 – Engrossantes:

Pós cheios de açúcar e outros ingredientes que antes de 1 ano não deve aparecer na alimentação dos bebês.

Não se deixem levar pelas vitaminas e minerais nos ingredientes pensem que os bebês precisam aprender a gostar de beber sua fórmula sem serem adocicadas e pra ganhar peso é preciso comer comida de verdade, comida que encontramos na feira.

7 – Petit Suisse(Danoninho):

Esses produtos são bombas de açúcar, corantes, sódio e ingredientes que bebês não precisam conhecer antes do 1 ano, ou melhor, antes da idade indicada pelos próprios fabricantes para consumo.

 

8 – Geléia de mocotó:

Contém algumas vitaminas, tem carboidratos MAS MUITO AÇÚCAR, corantes e afins, ou seja, não é indicado.

Pode acreditar, seu bebê vai ser forte e saudável comendo apenas frutas, verduras, legumes, carnes até 1 ano.

9 – Frutos do mar:

Camarão, ostra, lagosta, siri, lula e outras iguarias do fundo do mar são vetadas na alimentação dos bebês. Devemos esperar até os 2 anos pra oferecer pros nossos bebês por causa do grande risco de intoxicação e alergia alimentar.

Mas atenção, peixe é liberado já no sexto mês.

10 – Gemada:

Antigamente era receita de pra bebê crescer forte e saudável, mas sabe-se que é super arriscado fazer este tipo de preparação pros nossos bebês.

Ovo cru é terminantemente proibido por causa do grande índice de infecção por conta da Salmonella. A bactéria causa dores de barriga, diarréia e pode levar à morte. Ovo pode e deve ser dado, mas muito bem cozido.

Além claro, da grande quantidade de açúcar que se coloca na gema pra ficar “gostosa”, não é?

Essa fase é muito importante pra se começar a criar os hábitos alimentares de nossos bebês, por isso, esperar a hora certa pra oferecer certos alimentos é fundamental.

Novamente não estou demonizando nenhum alimento específico. Apenas saliento a hora certa de oferecer aos bebês.