O aparecimento dos primeiros dentinhos podem resultar em alguns sintomas como febre, mudança na flora do intestino do bebê, salivação…
Bebês em fase de dentição repentinamente podem apresentar febre baixa a moderada. Desde 37,9 até 38,5! Não chega a ser um motivo para preocupação, pois o processo de aparecimento dos primeiros dentinhos pode ser inflamatório viu mamãe, então não se preocupe. Caso a febre baixa ou alta persista por mais do que 3 dias, então é aconselhável procurar um médico para avaliação.
Além da febre, os primeiros dentinhos podem apresentar também uma mudança na flora do intestino do bebê e assim fazer com que ele apresente diarreias leves. Nessa fase o bebê pode ter o intestino solto ou mais preso, essa é uma característica da dentição. Para ajudar a aliviar esses sintomas que deixam tão irritados são dicas simples que fazem toda a diferença. Uma gaze envolvida no dedo pode ajudar e muito na coceira. Além disso, brinquedos mais ásperos e emborrachados podem aliviar e muito também. Recentemente descobri o mordedor térmico, esse mordedor pode ser colocado dentro da geladeira e o mordedor gelado faz uma espécie de anestesia na região irritada.
Existem medicamentos que podem ajudar e fazer com que o aparecimento dos primeiros dentinhos seja menos sofrido. Medicação tópica anestésica que é aplicada diretamente na gengiva pode ajudar. Essa medicação é a base de benzocaina associada a outros calmantes tópicos, são eficientes, porém devem ser recomendados pelo pediatra do bebê. Mas lembre-se sempre de consultar o seu medico primeiro.
Bebês que ainda mamam e já tem os primeiros dentinhos tendem a morder o seio da mama da mãe! Quem já passou sabe como dói e não é pouco! Como lidar com isso? Tente não gritar, por mais que doa o bebê não faz por querer, muitas vezes essa mordida é resultado de uma pega mal feita que resulte na “mordida”. Alguns especialistas dizem que explicar é a melhor solução, embora pareça que eles não entendam nada, diga NÃO com toda a segurança e feche o semblante também tire o seio imediatamente, certamente ele irá entender e ligar essa atitude que esta relacionada ao ato anterior. Com bebês menores a tática de grudar o bebê no seio é muito eficiente, se ele mordeu e não solta, terá que abrir a boca de qualquer forma.