Para quem acha que vida de grávida é feita só de enjoo e cansaço, melhor rever seus conceitos. Além de muito feliz, a gestação pode deixar a mulher ainda mais bonita. Aqui estão seis sintomas muito vantajosos desse período e garanto: você vai sentir falta deles depois…
Durante nove meses, você se prepara para a chegada do bebê: escolhe o nome, arruma o berço, enfeita o quarto, lê tudo sobre recém-nascido e tenta controlar a ansiedade . Ao mesmo tempo seu corpo também trabalha, adaptando-se para que seu filho possa se desenvolver perfeitamente e fornecendo tudo aquilo que ele precisa para nascer saudável. Claro que são muitas transformações físicas e emocionais, mas tudo isso fica pequenininho perto da alegria de gerar uma criança! Para dar mais motivos para você comemorar esse período, fizemos uma lista das mudanças pelas quais você vai adorar passar e que podem fazer da gravidez uma das melhores épocas da sua vida.
1 – Nada de bojo
Um dos primeiros sinais da gravidez é o aumento dos seios, que pode começar duas semanas após a concepção. Alias mesmo antes de saberem que estão grávidas, é comum as mulheres perceberem que alguma coisa diferente esta acontecendo no seu corpo ao sentirem as mamas inchadas e mais sensíveis. Com a preparação para a amamentação o tamanho dos seios pode ficar ainda maior no pós-parto por causa da prolactina, responsável pela produção efetiva do leite. Mas o quanto eles vão aumentar varia em cada caso: algumas mulheres vão do 40 para o 42, outra do 38 para 44, não há um padrão.
2 – Redondamente feliz
Sabe aquela história de “encolhe a barriga e endireita as costas”? A partir do quarto mês de gravidez, esqueça a primeira parte. Nesse período, já é possível notar uma barriguinha saliente, pois o útero, que fica na região pélvica, sobe para a região abdominal umbilical. E, vamos combinar, uma das vantagens mais deliciosas da gestação é sair por aí exibindo os novos contornos como se você tivesse o rei (ou a rainha…) na barriga.
3 – Cabelos de revista
Durante os nove meses, parece que você vai morar em uma propaganda de xampu: seus cabelos crescerão mais depressa e ficarão mais volumosos e brilhantes. Com o metabolismo acelerado, todo organismo funciona em ritmo mais rápido e, consequentemente, todas as funções que ele desempenha também aumentam de velocidade. Por isso, não estranhe se as visitas ao cabeleireiro ficarem mais frequentes para cortes. Além do mais, no período de gestação, a taxa de queda dos fios também diminui. Com o cabelo crescendo mais rápido e caindo menos, não é de se estranhar que o volume aumente. Já o fato de os fios ficarem mais brilhantes se deve à ação do estrogênio, que age sobre as glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade dos fios. Vai ser duro encontrar um produto capaz de fazer tudo isso ao mesmo tempo pelo seu cabelo depois!
4 – Mulher de garra
Com o aumento da circulação sanguínea e do metabolismo, as unhas também passam a crescer mais rápido. A maioria das grávidas passa os nove meses com unhas fortes, porém algumas mulheres podem experimentar o efeito contrário, mas os médicos não sabem o motivo. Se esse for o caso, invista em bases fortalecedoras. Vale lembrar que não há restrições: grávidas podem usar esmaltes e acetona e tirar a cutícula sem problemas. Só é necessário ter cuidado com a higienização de alicates e empurradores, que devem ser esterilizados.
5 – TPM, me esquece!
Cólicas, irritabilidade e um desejo incontrolável de devorar caixas de chocolate. Qualquer mulher conhece esse sintomas de cor: é a tensão pré-menstrual. A gestante conseguem um trégua de todo esse incomodo durante os 9 meses e dá para ficar tão bem acostumada que algumas delas não querem mais abrir mão dessa felicidade.
6 – Emoção boa
Muitas vezes, a gravidez mantém as mulheres em um estado de nirvana permanente. A felicidade em estar gerando uma nova vida é tão grande que muitas futuras mães dizem se sentirem inabaláveis durante a gestação, como se nada fosse motivo para mau humor ou aborrecimentos. Por outro lado, a sensibilidade pode aumentar bastante, deixando as gestantes mais emotivas.
Leia mais:
– Entenda as mudanças no corpo das gestantes do 1º ao 9º mês