Em tempos de zika vírus, muitas mulheres estão com medo de serem picadas e contaminadas, com razão. Para completar a preocupação, há estudos científicos que sugerem que os mosquitos têm preferência justamente pelas gestantes. Por isso, é preciso bastante atenção e cuidado.
Uma dessas pesquisas foi feita pela Universidade de Durham (Reino Unido) com 36 mulheres que estavam grávidas e 36 que não estavam. O objetivo era avaliar como os mosquitos se comportavam. O resultado mostrou que as grávidas levaram o dobro de picadas em relação às outras participantes do experimento.
Segundo os pesquisadores, pode haver dois motivos para toda essa atração. O primeiro deles é que, por estar com o metabolismo acelerado em decorrência da gravidez, as gestantes exalam 21% mais gás carbônico do que outras pessoas, e isso atrai o inseto.
Outra possibilidade é que, durante a gestação, as mulheres têm uma pequena elevação da temperatura corporal, especialmente no abdômen, de cerca de 0,7°C. Com esse aumento, a pele da grávida exala mais substâncias que o mosquito detecta com maior facilidade.
Não se sabe exatamente se existe essa relação ou não. Trata-se de hipóteses. As explicações que eles sugerem são possíveis. De qualquer forma, as gestantes precisam se proteger.
Como se proteger das picadas
-Evite locais onde há muitos mosquitos.
-Mantenha sua casa e quintal limpos, sem lixo acumulado e nem foco de água parada, para evitar que o mosquito se reproduza.
-Use repelente próprio para gestantes.
-Use calças e blusas de manga longa, mesmo no calor. Prefira as cores claras, que permitem ver se há algum mosquito por perto.
-Instale telas nas portas e janelas, e mosqueteiro ao redor da cama.
Leia mais:
– GRAVIDEZ: Tudo que você precisa saber sobre cuidados no verão