Potinho de Mel O blog que todo papai e mamãe precisa conhecer!

O que é mais importante para o QI do seu filho?

Você já deve ter escutado aquela típica frase: “é tão esperta como o pai” ou “essa criança é tão inteligente quanto a mãe”. A inteligência de fato é uma das características que os filhos recebem dos pais.

De acordo com a pesquisa feita por psicólogos da Rutgers University, Nova Jérsei  (EUA) a inteligência que é herdada dos pais pode aumentar ou diminuir conforme os estímulos e a atenção recebidos pela criança, principalmente na primeira infância.

A herança genética não é responsável sozinha pela inteligência, nem o meio onde vivem. O que de fato conta é a interação genético-ambiental. Para comprovar essa teoria, os psicólogos revisaram diversos estudos recentes sobre a natureza da inteligência humana e utilizaram dois exemplos. O primeira considerava crianças de baixa renda que participaram de um programa do governo norte-americano, Head Start, que continha  serviços de educação infantil, envolvimento do pais e nutrição, os pesquisadores contaram que as pontuações de QI (Quociente de Inteligência) aumentaram enquanto elas estavam fazendo parte do programa, mas regrediram quando elas não participavam mais e voltaram ao ambiente mais restritivo, deixando de receber tais estímulos e encorajamentos no qual o programa lhes dava.

Estímulos

Os pais tem sim um papel importante na inteligência dos filhos. Na opinião do neuropediatra Alfredo Lörh, do Hospital Pequeno Príncipe (PR), primeiro o importante é deixar claro que quando falamos de inteligência ou QI herdado se trata da capacidade da criança em reter informações, absorver, planejar e dar uma resposta ao meio mas não do quanto ela aprende na escola em matemática e português por exemplo.

Lörh acredita, assim como pesquisadores estrangeiros, que os estímulos que são recebidos desde a infância, principalmente até os 4 anos de idade, são fundamentais para o desenvolvimento da inteligência. Ele ressalta que os investimentos em musica, leitura e cultura são principais nesse sentido. Mas por outro lado o estresse emocional contribui de uma forma negativa, podendo assim até diminuir a inteligência herdada contando que o ambiente é essencial para que a criança mantenha a carga com a qual já veio e até aumente. O importante é que os pais estejam presentes com qualidade, brinquem, sorriam, contem histórias e interajam com o bebê .

Outro ponto importantíssimo é a escola, é lá que a criança passa uma boa parte do dia e estão com contato a novas oportunidades de aprendizagem e para que isso funcione os pais precisam procurar escolas onde os filhos não fiquem somente nos rótulos, pois ela é criativa e quando está feliz e solta aprende com mais facilidade.

Leia mais:
O segundo filho é realmente mais fácil?