Puerpério, o período pós-parto que abrange desde o nascimento do bebê até a volta da menstruação depois da gravidez que pode durar até 45 dias conforme é feita a amamentação.
O puerpério se divide em três etapas:
–Puerpério Imediato: 1° ao 10° dia pós-parto
–Puerpério Tardio: 11° ao 42° dia pós-parto
–Puerpério Remoto: A partir do 43° dia pós-parto
Conhecido também como período de resguardo ou quarentena. Durante esse tempo a mulher passa por muitas alterações hormonais, físicas e também emocionais, já nesse período a mulher deve ter uma espécie de menstruação que na verdade é um sangramento abundante que se inicia pós o parto e dura em média 15 dias e vai diminuindo aos poucos. Quando se inicia, o sangue é vermelho vivo e em uma quantidade razoável mas com o passar dos dias a quantidade diminui e a cor escurecendo chega até em um tom marrom ou amarelada até desaparecer completamente.
No puerpério imediato é importante levantar e andar nas primeiras horas após o parto, isso diminui o risco de trombose, melhora o trânsito intestinal e contribui para o bem-estar da mulher. Além disso a mulher deve ter uma consulta com o obstetra ou ginecologista em 6 ou 8 semanas após o parto para verificar se seu útero está cicatrizado corretamente e se não há nenhuma infecção.
Leia mais:
Como vencer os 7 “pecados” na gravidez