Depois de viajar para Taiwan, China, para dar início a um tratamento de fertilização in vitro (FIV), a chinesa que pediu para ser identificada pelo pseudônimo Zhang Heng, aos 67 anos engravidou de gêmeos.
Os médicos do Hospital da Universidade Peking de Beijing aconselharam Zhang a abortar os gêmeos quando ela foi diagnosticada com hipertensão, uma das principais causas de morte materna. Porém ela recusou essa recomendação, o que levou a Comissão Municipal de Saúde e Planejamento Familiar de Pequim a enviar um aviso aos hospitais mais próximos para que não prestem atendimento médico à paciente sem antes avisarem as autoridades. Segundo as informações do site chinês Beijing News mesmo sabendo dos riscos que ela e seus bebês correm a chinesa continuaria grávida pois acredita que poderá viver até os 85 anos e que poderia ver seus filhos na idade adulta. Ao jornal online ela disse que “As crianças são a vida da mãe, mas também o meu sustento espiritual.” Vale dizer que na China não há uma idade limite para a mulher se tornar mãe.
Zhang Heng e o marido, moradores de Pequim, perderam o único filho em um acidente de trânsito aos 34 anos de idade, em 2014. Foi quando o casal decidiu que realizariam um procedimento de fertilização in vitro para tentar ter mais um filho. A chinesa sempre teve o sonho de ser mãe de mais filhos porém devido à política do filho único válida no país de origem até 2015, ela nunca pode dar continuação a esse sonho.
Leia mais:
Confira: A história por trás de uma foto