Antigamente era comum os cômodos infantis terem a cor relacionada ao sexo da criança. Em quartos masculinos podia-se ver tons de azul enquanto quartos femininos eram comuns serem pintados de rosa. Atualmente não se vê muitos quartos pintados de acordo com o sexo do bebê, a maioria tem uma cor neutra ou são todo coloridos. strong>
Quarto de bebê colorido e estimulante
Recém-nascidos ficam fascinados por cores e observam frequentemente todos os espaços em que estão e durante essa fase eles conseguem ver objetos mais de perto. Nessa fase é importante e legal ter brinquedos e imagens próximas ao trocador e ao berço podendo ser brinquedos, móbiles e papéis de parede estampados. A partir de um mês a criança já consegue diferenciar tonalidades, por isso listras e degrade são boas ideias para estimular nessa fase.
Quarto de menino colorido:
O azul ainda é uma das cores preferidas para o menino porém os tons claros estão perdendo espaço para cores alegres. É possível ter um ambiente estimulante com nuances azuladas como turquesa, azul piscina ou marinho. O verde também é uma cor muito usada nos quartinhos masculinos como o bandeira, petróleo, floresta ou menta. Ficam ótimos!
Quarto de menina colorido:
Já o rosa pode ser substituído por nude, rosa antigo, pêssego, coral ou magenta. Outros tons como roxo, vinho, vermelho, laranja e bege também se encaixam.
A cores podem aparecer em móveis, papéis de parede, mosquiteiro, brinquedos, cortinas e tapetes. Uma boa dica para estimular o bebê é ter diversas cores em diferentes pontos do quarto.
Quarto neutro colorido:
Para quarto neutros que sirvam para os dois sexos existem algumas cores que podem ser escolhidas como o vermelho, marrom, bege, amarelo, laranja, cinza, entre outros. No caso, se forem irmãos dividindo o mesmo quarto pode-se diferenciar por cores uma parte de cada.
Leia mais:
5 dicas de como deixar o quarto do bebê com mais espaço