Se você não sabe como organizar o quarto do bebê, nem por onde começar ou a grana está curta, saiba que com medidas simples você conseguira um ambiente bem organizado e funcional.
Nas gavetas
Além das roupinhas do bebê você pode usar as gavetas para acomodar os produtos de higiene e para deixar tudo organizado você pode utilizar separadores. Existem vários tipos no mercado: de plástico, revestidos em tecido ou até em EVA. Mas se você procura uma solução simples e barata é sustentável utilizar potes de sorvete ou pequenas caixas de papelão. Uma dica muito boa é se você procurar esse meio mais sustentável, decorar com tecidos que tenham haver com o tema do quarto.
Se houver pouco espaço, deixe apenas a roupinha do tamanho do bebê na gaveta e as que for usar quando mais velho podem ficar em caixas fechadas e local de acesso mais difícil como um maleiro por exemplo e se tiver pouco espaço é ideal um porta treco no berço e um posta fralda na parede.
Trocadores
Se você possui um móvel exclusivo para o trocador, pode-se pensar em colocar os itens de higiene na parede, acima do trocador. Assim, facilita a troca de fraldas. Potes e separadores de tecido podem ser pendurados nas paredes, enquanto cestos com toalhas, brinquedos e outros produtos podem ficar nas divisórias do próprio trocador. Lembre-se de que, logo após o parto, você precisará de tudo à mão. Se tiver passado por uma cesárea, não poderá se movimentar muito. E mesmo que tenha sido um parto normal, terá um bebê todo “molinho” em seus braços.
Armário
Você pode improvisar prateleiras nas portas dos armários para ganhar mais espaço. Caixas nas prateleiras internas também são uma ótima dica para organizar o quarto do bebê de forma prática e muito fácil. Existem no mercado umas plaquinhas bem legais que se coloca no cabideiro do armário, onde é informado o tamanho das roupas a seguir. Assim, fica mais fácil ainda a visualização das roupinhas, na hora de guardar ou escolher qual usar. Reserve para os cabides as roupas que amassam mais ou que você quer visualizar mais facilmente. Se for menina, roupas que tem babado amassam com maior facilidade e precisam de prioridade no cabide.
Mas se você não tem um espaço suficiente escondido para guardar roupas que o bebê só vai usar quando estiver maior é fazer essas separações de cabide com os tamanhos das roupas, é fácil e pratico pois na hora de pegar a roupinha você não irá precisar ficar verificando o tamanho peça por peça
Aproveitando espaços perdidos
Se você não tem muito espaço no quarto do bebê, uma boa dica é deixar cestos embaixo do berço. Dentro deles, você pode colocar brinquedos, mantas, cobertores e tudo o que esteja sem espaço para guardar. Só tome cuidado para manter o espaço sempre limpo, sem poeira, para garantir a saúde do bebê.