Curiosidades sobre o engatinhar do bebê

Quando as crianças começam a engatinhar, elas passam a enxergar o mundo de outra perspectiva. Nessa fase a exploração aumenta bastante, já que elas conseguem se movimentar sem a ajuda dos adultos. Porém os pais continuam sendo primordiais nessa fase

“Quando o bebê já senta sozinho e começa a virar, pai e mãe podem incentivá-lo a engatinhar. Uma dica é colocar um objeto distante da criança e pedir que ela vá ao encontro dele”, sugere o pediatra José Gabel, membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Primeiros Cuidados da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Confira como o engatinhar é fundamental para a criança

Modalidade diferentes

A maioria dos bebês aprende a engatinhar entre os 6 e os 10 meses de vida. Nessa etapa, alguns gostam de rolar, se arrastam com a barriga no chão, parecendo uma minhoca, se arrastam sentados e até engatinham para trás. Tudo isso é válido.

Exercício motor

Engatinhar é importante para coordenação visual. A criança desloca os olhos ao realizar o movimento de maneira similar à do movimento de leitura e escrita, aperfeiçoando sua percepção de espaço e profundidade.

Músculos fortes

Os movimentos auxiliam no desenvolvimento musculares das mãos, dos braços e ombros. Fortalece também a coluna, o abdômen e outros importantes músculos para a respiração. Tudo isso prepara a criança para a fase posterior, quando ela deverá sustentar o corpo em suas duas pernas.

Descobrimentos

Durante a fase de engatinhar e também ao andar é aconselhável que os adultos interfiram um pouco, deixando a criança confortável para fazer suas próprias descobertas. Para o pais é bom sempre observar e retribuir com um sorriso os olhares do bebê quando ele procurar pelos pais.

Coordenação e equilíbrio

O movimento simétrico que o bebê faz com os braços e as pernas promovem o equilíbrio e coordenação dos dois lados do corpo. Também facilita o desenvolvimento da concentração, compreensão e memória, além da autoconfiança.

Leia mais:
Risco de parto prematuro é detectado em novo exame de sangue

Saiba mais sobre o estresse tóxico que ataca as crianças

Comente