5 passos para a introdução alimentar dar certo

Depois de 6 meses de leite materno chega a hora de apresentar novos sabores ao seu filho.

Segundo uma pesquisa sobre alimentação, cerca de 65% das crianças começaram a introdução alimentar após os 6 meses, conforme ensina a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria). Mas tudo indica que a recomendação que passou a valer oficialmente me 2001 demorou a virar regra.

Os pais e as mães que participaram da pesquisa mostraram que estão bem orientados sobre o primeiro alimento oferecido, 73% dos bebês de 6 meses a 1 ano como primeiro alimento, receberam fruta in natura e não suco.

5 passos para a introdução alimentar

1- O bebê nasce com a autorregulação, só come o quanto precisa. Então diminua as suas expectativas e o pratinho do bebê, pois o estômago dele é pequeno e o leite materno ainda é o seu principal alimento.

2- Ofereça comidas feitas em casa com base em alimentos in natura que são aqueles que vêm da natureza, preparados com ingredientes culinários como o óleo, manteiga e sal. Nada de comidas de fábricas e ultraprocessadas.

3- Não force ele a comer e também não o engane, não chantageie e não barganhe, não o distraia com telas pois o ato de comer requer atenção e deve ser motivo de prazer.

4- Evite misturar os alimentos, quando servidos separadamente a criança consegue identificá-los melhor.

5- Mastigar e engolir é apenas um aspecto da refeição, criar um bom clima de conversa e conexão é determinante para que a criança goste de ficar na mesa com os pais.

Leia mais:
Criança no banheiro: Intestino preso e alimentação

Comente