Esse termo vem sendo muito referido aqui no Brasil, principalmente no período de pandemia, mas você sabe o que significa e como funciona? Aqui vamos explicar.
O nome homeschooling, homeschool, ensino domiciliar ou educação domiciliar se referem a ensinar em casa, ou seja, educar os filhos em casa em vez da escola tradicional.
Esse modelo de ensino é pouco conhecido aqui no Brasil pois estamos habituados a ir para escolas onde os alunos se locomovem até um local e os professores ensinam para turmas de alunos. Já no homeschooling o aluno aprende em casa com conteúdo e formações que seriam dadas na escola, porém de maneiras diferentes priorizando sempre o individual.
Quem ensina?
Essa questão depende da escolha dos pais, em muitos casos os pais se disponibilizam a educar os filhos sozinhos, já em outros casos os pais preferem contratar professores particulares para o homeschooling. Pode haver também o uso dos dois, professores para aqueles assuntos que os pais não dominam.
Para os pais
Não é necessário que os pais saibam todos os assuntos, o ideal é que eles se preparem antes de escolher esse método e principalmente estude antes de passar a matéria para o filho.
Um aspecto interessante dessa metodologia de ensino é formar alunos que saibam pesquisar e pensar por conta própria, desafiar o filho a dominar um assunto por conta própria para conferir depois o processo do aprendizado.
Os pais precisam dedicar tempo para ensinar os filhos portanto organização e disciplina pesam bastante nessa metodologia já que o aprendizado será e casa.
Tempo necessário de aula
Para esse método não há um tempo exato de aula, a mãe ou pai precisam observar seus filhos diariamente, o período vai de acordo com o ritmo das crianças e metodologia adotada.
Material e metodologia
A metodologia de um homeschooling tem o objetivo de ser atraente para o aluno, contextualizando com elementos práticos da vida e do dia a dia. Em exemplo bem legal é usar algo que ele goste muito como problemas lógicos com super-heróis ou textos com princesas. Além disso situações do cotidiano podem te ajudar, alguma pergunta que surge no decorrer do dia é uma ótima oportunidade para você ensiná-lo ou pesquisarem juntos sobre o assunto.
Para saber quais os assuntos e ordens que devem ser seguidos ao ensinar (leitura, contas, história…) existem sites que ajudam os pais a se organizarem e dão as matérias em ordem para os pais ensinarem.
Prós e contras
Personalização do ensino- Esse método visa o indivíduo, o ensino é dado de acordo com a evolução da criança.
Aprendizado através da experiência- A educação domiciliar permite que o aprendizado através da vivencia individual, acontecem coisas no dia a dia que viram pauta nas aulas em casa.
Convívio e socialização- Um argumento muito utilizado contra esse método é a falta de convivência com diferentes crianças, já que um dos papéis principais da escola é justamente a socialização, as crianças convivendo com as mesmas pessoas todos os dias pode dificultar o convívio já que as leis e formatos de convívio se diferem a cada família, religiões, etnias, referências serão muito mais limitadas.
Certificados- No Brasil o homeschooling ainda não é regulamentado, então não há forma que ateste a conclusão do ensino, não há também testes de qualidade do ensino visto que nas escolas existem provas para verificação do aprendizado, no ensino domiciliar não há docentes e nem um corpo administrativo que qualifiquem todo o trabalho. Caso opte por essa formação a única opção é a realização da prova ENCCEJA que apenas pode ser realizada por maiores de 18.
O que as escolas não podem exigir na lista de material escolar