Pulseira pode ajudar a combater bullying em escolas

As crianças passam a maior parte do seu dia na escola então não é acaso que o combate ao bullying deve começar por iniciativas lá. Uma campanha criada por Sophie Whitehouse, após vinte anos como professora e consultora educacional ela resolveu criar a campanha “You Can Sit With Me” ou “Você Pode Sentar Comigo” traduzindo para o português, que vem ganhando força na Austrália desde de 2015.

Uma campanha baseada no uso de pulseiras amarelas onde se tem a frase You Can Sit With Me. A campanha funciona da seguinte maneira, quando uma criança estiver usando a pulseira automaticamente ela permite que outras crianças se aproximem dela para conversar, assim promovendo uma interação independente de gêneros, raças e culturas.

“Trata-se de uma simples e segura mensagem em resposta ao problema crescente que o bullying representa. Nós trabalhamos em parcerias com escolas, clubes de esporte, entre outros. Ao implementar essa campanha você pode ajudar a construir um ambiente seguro, onde todas as crianças se sentem aceitas e inclusas”, destaca Sophie no vídeo de divulgação.

Para Juliana Chyla Hanfpwurzel, coordenadora de Ensino Fundamental I da Escola Morumbi (SP) essa campanha poderia funcionar no Brasil, principalmente em crianças de 5 a 10 anos de idade. Ela afirma que a proposta é baseada em um símbolo de forte apelo visual e a partir do momento que a criança opta por usar um acessório que lembre de uma ideia, ela passa a incorporá-la. O apelo visual reforça essa consciência e ainda é bem visto pelas crianças.

E ainda a ideia de todos usarem a mesma pulseira, da mesma cor, do mesmo modelo, trabalha o desejo de ter coisas parecidas que combinadas com uma proposta de relacionamento e competências sócio-emocionais que são coisas muito importantes para o desenvolvimento da criança.

Leia mais:

Ensaio de fotos de crianças com Síndrome de Down

5 livros infantis indicados para você ler com seus filhos

Comente