6 maneiras de aumentar a imunidade do seu filho

Saiba que é possível sim dar uma força para a imunidade do seu filho. O principal é manter hábitos saudáveis que deixam mais fortes a defesa das crianças.

Leite materno– Além de todos nutrientes na sua composição, contém anticorpos que protegem as crianças de infecções de ouvido, diarreias e alergias, funciona como uma espécie de primeira vacina.O Ministério da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida e como complemento até os 2 anos.

Alimentação– A melhor coisa a se fazer é evitar produtos industrializados. Verduras, frutas e legumes devem estar na dieta do seu filho pois são eles que vão contribuir para a necessidade diária de vitaminas, nutrientes e sais minerais que fortalecem o organismo. Aqui vai uma dica: para incentivar no consumo desses alimentos apresente eles de formas diferentes para a criança e cuide também do visual, você pode até criar lanches com formatos divertidos.

Higiene– O excesso de higiene pode aumentar o risco da criança de ter alergias, pois o progresso no controle de alguma infecções com antibióticos e vacinas e o não contato com micro-organismos nas áreas urbanas faz com que as células do sistema imunológico tenham reações exacerbadas a agentes estranhos virando uma reação alérgica. Para ajudar na imunidade de seu filho, deixe-o livre para brincar e explorar o mundo a sua volta. É ideal manter os cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos depois de ir ao banheiro e antes das refeições, escovar os dentes, manter a casa limpa e higienizar utensílios e roupas da criança mas claro, sem paranoias!

Vacinação– Um item fundamental para a proteção da criança  de uma série de doenças graves e se você tiver receio dos efeitos colaterais que podem surgir, em geral não vai passar de febre e de dor no local da picada. Lembre-se sempre vacine seu filho na data correta para dar uma força extra no sistema imunológico.

Atividades físicas– Andar de bicicleta, pular corda, jogar bola são atividades que segundo uma pesquisa realizada por Ranjit Chandra, imunologista pediátrico da Universidade Memorial de Newfounland, aumentam o numero de células exterminadoras naturais que são fundamentais no combate a infecções virais e células tumorais. A pratica regular de exercícios  também leva ao desenvolvimento da musculatura e esqueleto do corpo da criança, sem contar que também ajudam a controlar o peso e a reduzir o colesterol.

Sol– O banho de sol deve fazer parte da rotina de seu filho a partir do primeiro mês, cinco a dez minutos são suficientes para fortalecer o sistema imunológico da criança e ajudar a ativar a vitamina D evitando o raquitismo. Os melhores horários para a exposição ao sol é antes das 10h ou aos as 16h e não se esqueça do protetor solar (permitidos para bebê acima de 6 meses), chapéus e bonés. Consulte sempre seu médico

Leia mais:
Ciência explica: por que a energia das crianças não acaba?

Comente