Gravidez psicológica: entenda o porquê acontece

Entenda o que é, os motivos e porque pode ocorrer uma gravidez psicológica em algumas mulheres. Ausência de menstruação, náuseas, aumento de peso e volume das mamas e do abdômen… Estes são os principais sinais que indicam que uma mulher está grávida. Porém cuidado pode ser pseudociese (pseudo = falso / kyesis = gravidez), mais conhecida como gravidez psicológica!
Sim, isso existe e já aconteceu no Brasil o caso de uma mulher com gravidez psicológica que quase teve uma cesariana realizada. Ela chegou ao hospital com sangramento e uma barriga grande que indicava uma gestação em estágio avançado. Na sua carteirinha de gestante, constavam os dados do pré-natal que ela realizou durante os 9 meses. O médico que a examinou durante o trabalho de parto constatou que não havia bebê. Mais tarde, um laudo da perícia confirmou que ela nunca esteve grávida.
O transtorno tem diversas causas, como problemas para conceber, desejo extremo de engravidar, casamento ruim, medo de engravidar depois de uma relação desprotegida. E geralmente acomete as mulheres que tentam há muito tempo, mas não conseguem gerar um filho. Isso pode gerar uma pessoa abalada emocionalmente e a gravidez vem como forma de compensar esse desequilíbrio.
Se você está passando por isso o mais indicado é fazer um exame de sangue, de urina ou ultrassom que vão indicar que não há bebê crescendo dentro da barriga mesmo que a mulher esteja sentindo todos os sintomas.
Em alguns casos, mesmo com os exames negativos, a mulher pode continuar acreditando que está grávida. Nessa hora o indicado é um acompanhamento com um psicólogo ou psiquiatra e muito carinho dos amigos e familiares.

Comente