Cuidados com a alimentação durante a gravidez.

Como todo mundo já sabe, um cardápio de alimentação saudável não pode ficar de fora “da vida das gravidas” é essencial para o seu corpo e para que o bebe tenha um bom crescimento, tentar aumentar a ingestão de determinados nutrientes, como proteínas, vitaminas e ferro.

Começar a se preocupar com alimentações mais equilibradas, diminuir a quantidade de guloseimas e investir em uma alimentação variada deixará você mais forte, pois durante a gestação seu corpo trabalha mais, tirando o máximo de energia do que você come.

Se guie pelo seu apetite que varia dependendo da fase da gravidez, nas primeiras semanas eles podem sumir devido ao enjoo. Mas às vezes, em especial à noite (ou no meio da madrugada), é provável que você sinta a necessidade súbita de comer alguma coisa para preencher um buraco no estômago.

Comidas que se deve evitar:

  • Peixes e frutos do mar crus, como ostras e sushi (o sushi pode ser ingerido se o peixe tiver sido congelado antes).
  • Queijos de casca branca, como brie e camembert, e queijos com fungos, como roquefort e gorgonzola. vite queijos do tipo frescal (ou “minas”), que podem ser feitos com leite não-pasteurizado. O problema é a possível presença de uma bactéria que causa a listeriose, doença que pode prejudicar o bebê.
  • Carne bovina malpassada e crua, carne de porco malpassada e ovos crus (como massa de bolo, gemada, ovo frito com gema mole e algumas sobremesas. A precaução é para evitar bactérias que possam afetar o bebê.
  • Bebidas alcoólicas. O consumo de álcool pode causar sérios problemas no bebê, por isso os especialistas recomendam cortar totalmente as bebidas alcoólicas  na gravidez.
  • Bebidas e alimentos com cafeína. Se possível prefira sempre descafeinados

Importante ressaltar que não deve se privar de comer qualquer coisa mas sim se limitar, sempre consulte seu médico. Uma dieta regida de frutas e legumes, saladas nas refeições principais, ovos bem cozidos e carnes bem passadas, água e laticínios são essenciais para a mamãe e o bebe seguirem saudáveis para o fim da gestação.

Por tanto com alguns certos cuidados você terá uma gestação saudável. Desejamos a você  e ao se bebe toda sorte e felicidade do mundo!

Comente