Entenda a importância da relação entre o pai e os filhos

Parabéns, você será papai! Se for de primeira viagem, então, deve estar sentindo um frio na barriga. Os pais têm um papel mais importante do que serem apenas o adulto da casa. Investir tempo em cultivar o relacionamento pai e filho pode fazer toda a diferença na vida da criança, tanto no emocional quanto no intelectual e comportamental . E para estabelecer esse vínculo afetivo algumas atitudes diárias são indispensáveis . Confira:

A importância da presença do pai

Conversar, refletir sobre os erros, fazer elogios, transmitir conhecimentos, são alguma atitudes que devem estar presentes na relação pai e filho.

A presença paterna atuante influencia na vida do filho. Estudiosos reforçam a necessidade do envolvimento, pois construir e alimentar um bom relacionamento faz muito bem para a criança e também para o adulto

Ter autoridade sem ser autoritário

A autoridade abre espaço para a amizade e uma amizade sadia e positiva significa respeito entre amigos. O ideal é evitar o clichê “o adulto sou eu” ou “isso é coisa de adulto”. Envolver-se com o filho traz mais benefícios do que estabelecer determinadas hierarquias de convivência.

O caráter do filho começa a ser construído na infância e vai se moldando efetivamente na adolescência. Um pai assume a função de guia do seu filho, mostrando a ele qual é o melhor caminho a seguir.

Se falar todos os dias

Estabelecer linhas de comunicação em idade precoce desenvolve a confiança entre pai e filho. Mesmo que por alguns momentos o seu filho perceberá que você está dedicando tempo para conversar com ele. Sempre pergunte a ele sobre o seu dia, seus altos e baixos, seus triunfos e sua falhas

Compartilhar interesses em comum como um hobby ou paixão oferece a ambos a oportunidades de estarem juntos. Aproveite o tempo para ensiná-los algo que pode ser bem simples como construir algo ou até mesmo a escovar os dentes corretamente.

Não perder os momentos importantes, assistir às apresentações, eventos, cerimônias é essencial para que seu filho saiba que você esta com ele em todos os momentos da vida dele. Saber que seu pai está lá o faz sentir-se bem.

Segundo artigo de 2010, da Associação Americana de Psicologia, as memórias de uma relação calorosa com o pai durante a infância estão diretamente relacionadas com a capacidade para enfrentar o estresse do dia a dia. Como mostra essa investigação, o pai desempenha um papel fundamental na saúde mental dos seus filhos, e isso é visível na idade adulta. Os homens que relataram ter mantido uma boa relação com o pai durante a infância tendem a ser menos impulsivos na forma como reagem aos eventos estressantes do dia a dia do que aqueles que relataram relações mais pobres.

Por tanto os laços do pai e filho é muito importante para o futuro de ambos.

Leia mais:

Pai e filha fazem maior sucesso no Instagram com momentos fofos e divertidos

Comente