Foi encontrado no leite materno o segredo para um bom sistema imunológico do bebê! Confira.

Os pesquisadores acreditam que essas partículas são a primeira barreira de proteção para o bebê

Células linfoides (ILC, sigla em inglês) do tipo 1 foram encontradas no leite materno por pesquisadores da Universidade de Georgia, Estados Unidos. De acordo com o estudo publicado essas partículas protegem os recém-nascidos de infecções e ajudam-lhes a desenvolver seu próprio sistema imune a longo prazo.

A cerca de 10 anos atrás as ILCs foram descobertas, mas é a primeira vez que são identificadas no leite materno. Elas sinalizam através de proteínas que partículas indesejadas, os macrófago, devem atacar.

Os pesquisadores em nota resaltaram que a presença de ILCs no leite é uma razão a mais para amamentar. “Acreditamos que essas células ajudam na primeira barreira de proteção imune do bebê”, disse Jatinder Bhatia, umas das autoras do estudo.

Os pesquisadores acreditam também que as ILCs impedem que a mãe pegue alguma infecção do bebê e auxiliam na modificação do conteúdo do líquido para torná-lo mais preparado para combater a doença dos recém-nascidos. Além disso eles defendem que existe uma troca de micro-organismos entre mãe e bebê durante a amamentação mas ainda precisam investigar como ocorre.

Leia mais:

Otite: o que é e como prevenir

10 motivos que mais fazem os bebês chorarem

Comente