Potinho de Mel O blog que todo papai e mamãe precisa conhecer!

Dicas para pintar o quartinho

Pintar paredes é uma tarefa que requer atenção e cuidado, ainda mais quando se trata da parede do quarto da criança. Isso porque os pais não devem se preocupar apenas com a cor da tinta a ser usada, mas também com a qualidade e o efeito que ela vai causar que pode interferir no desenvolvimento da criança.

O mais indicado por especialistas é ter um equilíbrio entre as cores neutras e vibrantes no dormitório infantil, afim de estimular tranquilidade e criatividade.

Sempre confira a composição da tinta

Alguns produtos possuem pigmentos que são à base de metais pesados que podem ser prejudiciais a saúde de ambos, adultos e crianças.

Além desses metais pesados há esmaltes com alto teor de compostos orgânicos voláteis, que são conhecidos como COVs. Esse tipo de substância evapora e irritam os olhos, o nariz e a garganta podendo causar dor de cabeça, além de agravar rinite alérgica e asma.

Na lata de tinta e dos solventes da para conferir a composição, use de preferência produtos com baixo COV e livres de metais pesados.

Tintas à base de água

Certamente um dos problemas que mais incomodam quando se pensa em pintar é o forte odor por um tempo prolongado, principalmente quando se usa tinta óleo. Uma das soluções desse problema pode ser utilizar tintas acrílicas á base de água. Além da aplicação ser mais fácil, a secagem é mais rápida.

Remover os rabiscos da parede

É muito comum em quartos infantis encontrar rabiscos nas paredes, nesse caso é indicado o uso de tinta com ativos que permitam a remoção da sujeira sem que desgaste o brilho.

Também é uma boa alternativa para diminuir a necessidade de ter que repintar a parede pois esses ativos permitem limpar manchas difíceis como chocolate, ketchup, giz de cera, lápis de cor…

A escolha das cores

No momento em que você for escolher as cores do quartinho o ideal é não utilizar apenas tonalidades extremas e nem apenas tonalidades neutras, é bom ter um certo equilíbrio já que tonalidades fortes e vibrantes estimulam criatividade enquanto as neutras transmitem tranquilidade.

Leia mais:
Chevron: um quarto moderninho