Crianças com enxaqueca: 6 sintomas que não podem ser ignorados

A enxaqueca é uma doença que atinge 1 bilhão de pessoas no mundo e é a 6° doença crônica mais incapacitante segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). As crianças também sofrem com essa doença, a prevalência é de 3% a 10% da população infantil mundial segundo o neuropediatra Marco Antônio Arruda do Instituto Glia (SP) e pode se manifestar a partir dos 5 anos.

Segundo Arruda  “Crianças e adolescentes com enxaqueca têm um risco 2,5 vezes maior de apresentar dificuldades socioemocionais, depressão e ansiedade;  1,5 vezes maior de baixo desempenho escolar e 1,3 vezes maior de perder aula, quando comparados a outros sem o problema”, revela. Ele se refere a uma pesquisa  que realizou com pais e professores de aproximadamente 5 mil crianças com idades entre 5 e 12 anos. Publicado no Journal of Attention Disorders, além dessas descobertas, o estudo fez uma ligação surpreendente: crianças com enxaqueca têm quatro vezes mais chances de apresentar também o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Segundo os estudos realizados que acompanharam pacientes por mais de 30 anos, 40% das crianças, quando adultas ainda terão a doença. “Mas a boa notícia é que, quando o diagnóstico é feito na infância e o tratamento e medidas de prevenção instituídas nessa época, a chance de cura aumenta”, completa Arruda.

Mesmo que a cura não venha na infância, há esperança. Com medidas profiláticas e tratamentos disponíveis é possível que se melhore a qualidade de vida. Pais e pediatras aconselham: não demorem para buscar ajuda.

Na maioria das vezes é difícil interpretar sinais da doença na infância. Por isso é importante buscar ajuda se o seu filho apresentar um desses sintomas.

Sintomas que merecem atenção:

1Dores de cabeça fortes e recorrentes que provocam incapacidade e os fazem interromper atividades que gostam, como brincar, correr, pular…;

2- Dores abdominais frequentes e sem causas aparentes;

3- Náuseas e vômitos;

4- Alterações visuais como ver estrelinhas, ter metade do campo visual apagado ou enxergar em dobro;

5- Sensibilidades à luz e a sons;

6- Vertigem, dificuldade para falar, fraqueza e formigamento em um dos lados do corpo.

Leia mais:
Engravidar já grávida: é raro mas pode acontecer

Aumento de 25% os ataques cardíacos entre grávidas e puérperas: entenda os motivos

Comente