A alimentação é importante e fundamental para garantir a saúde da mamãe e do bebê durante toda gestação, então é normal que haja questionamentos sobre quais produtos a serem consumidos. Aqui vamos falar especialmente de uma semente bem popular e que entra cada vez mais nos cardápios dos brasileiros. Os benefícios do gergelim durante a gestação.
Muitas gestantes querem saber se o consumo, por exemplo, de húmus é indicado na gravidez ou então quais são as sementes indicadas para adicionar aos seus iogurtes. Porém o uso de sementes levanta diversas questões. Sem o conhecimento das propriedades de cada uma, as mulheres se questionam se alternativas como a chia ou a linhaça serão boas para si mesma e para o bebê.
O gergelim
O gergelim é uma das sementes mais utilizadas na culinária e integram diversos tipos de comida (principalmente as integrais) e passou a fazer parte da alimentação regular no século XXI.
Também conhecidos como sementes de gergelim, sésamo ou sementes de sésamo, obtém um formato achatado e ovalado, possuem variedades de cores como o branco, negro (mais comuns no Brasil), amarelo e vermelho.
Embora seja uma semente pequena o gergelim é rico e carrega inúmeros benefícios. Pode ser encontrado em forma de óleo de gergelim ou leite de gergelim.
Propriedades do gergelim na gravidez
Entre as diversas propriedades e benefícios do gergelim, se destacam:
-Melhoria do funcionamento do sistema digestivo;
-Limpeza do organismo mediante a sua ação antioxidante;
-Apoio na elasticidade da pele;
-Melhoria em dores lombares, articulares e reumáticas;
-Melhoria do sistema sanguíneo;
-Prevenção da perda de memória e melhoria da oxigenação cerebral;
-Contribui para a saúde hepática e renal;
-Prevenção da obstipação;
-Promoção da tonificação muscular;
-Boa fonte de nutrição e de energia;
-Ativação metabólica;
-Rico em cálcio, apoiando o fortalecimento ósseo da mãe e ajudando no desenvolvimento ósseo do feto.
Gergelim na gravidez
É seguro consumir gergelim durante a gravidez, desde que seu consumo não seja excessivo ele irá trazer diversos benefícios para a mãe e para o bebê, contribuindo para a nutrição, saúde e bem-estar.
Essa semente é rica e saciante, é uma excelente forma de fonte de energia e ajudará no correto desenvolvimento do feto. A sua riqueza em vitaminas e minerais será uma forma de garantir a inclusão de nutrientes tão importantes como o cálcio e a vitamina B6 na alimentação da gestante.
Por norma, o consumo da semente não causa riscos. Porém é necessário ressaltar que a reação das pessoas aos alimentos são diferentes. Além de garantir que não é alérgica ao alimento, deverá sempre se manter atenta a eventuais sintomas que possam advir no consumo, como náuseas e desconforto estomacal.
Leia mais:
Segundo estudo, crianças também descontam emoções na comida
Comente