Os benefícios do gergelim na gestação

A alimentação é importante e fundamental para garantir a saúde da mamãe e do bebê durante toda gestação, então é normal que haja questionamentos sobre quais produtos a serem consumidos. Aqui vamos falar especialmente de uma semente bem popular e que entra cada vez mais nos cardápios dos brasileiros. Os benefícios do gergelim durante a gestação.

Muitas gestantes querem saber se o consumo, por exemplo, de húmus é indicado na gravidez ou então quais são as sementes indicadas para adicionar aos seus iogurtes. Porém o uso de sementes levanta diversas questões. Sem o conhecimento das propriedades de cada uma, as mulheres se questionam se alternativas como a chia ou a linhaça serão boas para si mesma e para o bebê.

O gergelim

O gergelim é uma das sementes mais utilizadas na culinária e integram diversos tipos de comida (principalmente as integrais) e passou a fazer parte da alimentação regular no século XXI.

Também conhecidos como sementes de gergelim, sésamo ou sementes de sésamo, obtém um formato achatado e ovalado, possuem variedades de cores como o branco, negro (mais comuns no Brasil), amarelo e vermelho.

Embora seja uma semente pequena o gergelim é rico e carrega inúmeros benefícios. Pode ser encontrado em forma de óleo de gergelim ou leite de gergelim.

Propriedades do gergelim na gravidez

Entre as diversas propriedades e benefícios  do gergelim, se destacam:

-Melhoria do funcionamento do sistema digestivo;

-Limpeza do organismo mediante a sua ação antioxidante;

-Apoio na elasticidade da pele;

-Melhoria em dores lombares, articulares e reumáticas;

-Melhoria do sistema sanguíneo;

-Prevenção da perda de memória e melhoria da oxigenação cerebral;

-Contribui para a saúde hepática e renal;

-Prevenção da obstipação;

-Promoção da tonificação muscular;

-Boa fonte de nutrição e de energia;

-Ativação metabólica;

-Rico em cálcio, apoiando o fortalecimento ósseo da mãe e ajudando no desenvolvimento ósseo do feto.

Gergelim na gravidez

É seguro consumir gergelim durante a gravidez, desde que seu consumo não seja excessivo ele irá trazer diversos benefícios para a mãe e para o bebê, contribuindo para a nutrição, saúde e bem-estar.

Essa semente é rica e saciante, é uma excelente forma de fonte de energia e ajudará no correto desenvolvimento do feto. A sua riqueza em vitaminas e minerais será uma forma de garantir a inclusão de nutrientes tão importantes como o cálcio e a vitamina B6 na alimentação da gestante.

Por norma, o consumo da semente não causa riscos. Porém é necessário ressaltar que a reação das pessoas aos alimentos são diferentes. Além de garantir que não é alérgica ao alimento, deverá sempre se manter atenta a eventuais sintomas que possam advir no consumo, como náuseas e desconforto estomacal.

Leia mais:
Segundo estudo, crianças também descontam emoções na comida

Comente