Saiba o que são as Manchas Mongólicas

A pele dos bebês são sensíveis e, por isso, temos que ter uma atenção redobrada nas suas alterações e características. O aparecimento de manchas pode ser alarmante para alguns pais de primeira viagem.

Muitas mães encontram, após o nascimento, a existência de manchas de dimensões diferentes, quais popularmente chamamos apenas de  “marca de nascença” . Porém essas manchas podem corresponder também as manchas mongólicas.

Para uma melhor abordagem possível dessa situação é estar a par da condições e machas cutâneas. Uma delas em particular é a mancha mongólica e parece estar em uma das maiores preocupações de pais de primeira viagem.

O que são

Manchas mongólicas conhecidas geralmente como marcas de nascença, nevus azuis ou melanocitose dérmica congênita. Tratam-se de manchas comuns em recém nascidos, presente em 80% dos bebês, sendo ainda mais comuns em crianças asiáticas, hispânicas e de pele negra e tendo menor incidência nos recém-nascidos caucasianos.

Seu aparecimento é geralmente na zona das costas e das nádegas do bebê, porém existem casos que se da nos ombros e membros superiores e inferiores. Não são benignas e nem um sinal de alarme, com o passar do tempo a partir dos 10 anos de idade, é raro a mancha persistir, as que se matem até a idade adulta são chamadas de Mancha Mongólicas Persistentes.

Essas machas aparecem na pele dos bebês uma vez que algumas células responsáveis pela produção do pigmento não estão ainda na posição correta durante o tempo de desenvolvimento, sendo assim, fazendo com que o seu pigmento reflita a luz e conferindo a estas regiões uma mancha na tonalidade azulada ou acinzentada.

O aparecimento dessas manchas se da no começo da vida do bebê e tende a desaparecer com o tempo, geralmente até a criança completar 12 meses de idade.

Cuidados e tratamento

Elas fazem parte das características da pele do bebê e tendem a desaparecer totalmente por si mesma, sem necessidade de tratamentos. Pais mais cautelosos ou que tenham alguma suspeita de outro tipo de condição médica, podem consultar o médico, sendo comum que o diagnóstico seja feito apenas da observação, sem necessidade de recorrer a outros exames.

Caso pretenda aplicar algum tipo de creme ou medicação, não o faça sem antes falar com um especialista sobre esta questão.

Ainda assim, convém recordar que, em caso de exposição solar, é importante que toda a pele do bebê, incluindo a mancha, estejam protegidas com um creme solar de SPF levado.

Leia mais:
Cientistas criam vacina inalatória contra pneumonia

Veja: Bebê com síndrome rara tem cabelo “impenteável”

Comente