Bebês e crianças sensíveis tendem a ter mais empatia quando adultos

Pais e mães podem ficar preocupados com a possibilidade dela se magoar facilmente quando a criança se mostra muito sensível. Porém, a ciência traz boas notícias para quem tem filhos mais sensíveis e cautelosos.

Nos Estados Unidos pesquisadores da Universidade da Virginia acompanharam o desenvolvimento de um grupo de bebês com essas características. Eles monitoraram as reações e emoções de outras pessoas, principalmente, os movimentos dos olhos.

Ao perceber no rosto dos cientistas a expressão de medo, as crianças de 14 meses entregavam canetas e bolas a eles. A análise revelou que o comportamento altruísta na infância está mais ligado a atenção e a expressão de medo do que felicidade e raiva.

Quando na fase adulta, esses bebês se tornaram pessoas mais prestativas, ou seja, com maior capacidade de notar como os outros estão se sentindo, ansiosos para ajudar e serem úteis. O estudo mostra que o comportamento altruísta se forma precocemente e o reconhecimento das emoções de outras pessoas também começa cedo.

Então se o seu bebê parece muito ligado aos sentimentos dos outros, saiba que ele tende a se tornar um adulto mais prestativo. Os cientistas esperam que com a compreensão do que faz as pessoas se importarem mais umas com as outras ajude a promover seres humanos mais carinhosos e compassivos.

Leia mais:
Saiba os problemas bucais mais comuns nas crianças

Comente