Anticoncepcional- o que pode cortar a eficácia da pílula

Um dos métodos contraceptivos mais conhecido e usado por mulheres é a pílula anticoncepcional, uma grande parte da população feminina faz ou já fez uso desse método.

Com a promessa de 98% de eficácia o anticoncepcional possui uma combinação hormonal que inibe a ovulação, mas para entregar esse resultado existem alguns cuidados que você deve tomar para não reduzir a eficácia da pílula.

Alguns sinais que podem alertar uma diminuição na eficácia do anticoncepcional são alterações como pequenos sangramentos fora do período menstrual ou a ausência da menstruação, isso pode significar que a mulher não está recebendo a quantidade de hormônios que precisa na sua corrente sanguínea.

Existem alguns hábitos e casos que diminuem a eficácia da pílula:

Remédios

Alguns anticonvulsionantes e antibióticos podem diminuir ou cortar a eficácia do anticoncepcional. Alguns exemplos são a rifampicina, fenobarbital e a carbamazepina, sempre que necessário tomar um desses medicamentos é aconselhável o uso doa camisinha até 7 após a última dose do remédio.

Doenças e alterações intestinais

Doenças infamatórias intestinais como a doença de Crohn, mulheres que realizaram ileostomia ou bypass jejunoileal possuem um maior risco de engravida, pois mesmo com o uso de pílulas o intestino delgado pode não absorver os hormônios corretamente, sendo assim, diminuindo a eficácia do anticoncepcional.

Vômitos ou diarreia

Em até 4 horas após ter tomado a pílula, ter um episódio de vomito ou diarreia pode acarretar em uma perda total ou diminuição da eficácia do contraceptivo. Isso ocorre, pois, a pílula leva até 4 horas após ser ingerida para ser absorvida pelo organismo. Em muitos casos quando ocorre ocasiões assim deve-se tomar outra pílula, em outros como diarreia crônica deve-se optar por outro meio contraceptivo.

Esquecer de tomar o comprimido

O esquecimento da pílula por 1 dia ou mais pode ocasionar na redução de eficácia, pois o método é de uso continuo. Se caso aconteça isso é valido usar um contraceptivo adicional como a camisinha, leia a bula do seu medicamentou consulte seu ginecologista para saber como prosseguir.

Consumo em excesso de bebidas alcoólicas

Consumir bebidas como cerveja, vodka, caipinhas, batidas ou vinhos não diminuem a eficácia da pílula, claro que usadas com moderação. Já mulheres que consomem exageradamente bebidas alcoólicas, pode alterar a farmacocinética da pílula.

É essencial o acompanhamento médico em qualquer um desses casos, se você está pensando em começar a fazer uso da pílula consulte seu ginecologista para saber qual a melhor opção.

O que levar em consideração quando pensar em ter o segundo filho.

Anticoncepcional masculino obtém sucesso nos testes

Comente