Como estimular o parto normal

Chegando a data provável do parto e ainda sem sinal do bebê? Saiba como estimular o parto normal.

Sua gravidez está na reta final e a ansiedade está tomando conta. Nas últimas semanas da gestação o tempo parece não passar: minutos parecem horas e dias parecem meses. As costas doem, é difícil de andar, você está sem apetite ou com vontade excessiva de comer tudo o que vê pela frente. Sem falar nas 365 vezes que você precisa levantar de madrugada para ir fazer xixi. Seja pelo desconforto causado pelo peso da barriga, seja pela ansiedade natural de ver o rostinho do seu bebê, sua ansiedade deve estar a mil. Além disso, você está se aproximando da data provável do parto e nada do baby dar sinal de querer conhecer o mundo.

Como é calculada a data provável do parto

A data provável para a chegada do seu bebê será calculada pelo seu obstetra na primeira consulta de pré-natal. Mas, só a título de curiosidade, ela é baseada na data da sua última menstruação: basta somar 280 dias à data em que você menstruou pela última vez. Exemplo: se ela teve início no dia 04/03/2022, a data provável do seu parto será dia 09/12/2022.

Falando de parto normal, essa data é apenas provável mesmo, já que quem manda é a mãe natureza e ela que decidirá quando será hora. Mas existem algumas coisas que você pode fazer para acelerar o processo caso a data tenha chegado sem sinal do bebê querer vir ao mundo e nós falaremos sobre elas nas próximas linhas.

Confira dicas para estimular o parto normal/Reprodução: Pexels

O que fazer para acelerar o trabalho de parto

Uma das características do parto normal é a sua imprevisibilidade. Se você chegou à 40ª semana sem sinal da chegada do bebê, você pode tomar algumas medidas que irão ajudar a acelerar o trabalho de parto de forma natural e segura.

Ao fazer uma pesquisa rápida pela internet você vai encontrar algumas dicas de como acelerar o trabalho de parto, mas, infelizmente, algumas delas são bem difíceis de seguir e isso pode te deixar muito mais ansiosa e estressada ao invés de ajudar. Por isso, separamos algumas dicas realmente simples, técnicas fáceis para fazer o tão esperado momento chegar mais depressa.

Antes de partirmos para as dicas, lembre-se de sempre falar com o seu obstetra. Converse com ele sobre o que você está sentindo, seus medos e ansiedades. Cada corpo é diferente e cada gravidez também é, então informe seu médico caso esteja tentando acelerar o processo do parto.

Dica 1: faça a estimulação dos mamilos

A estimulação dos mamilos tem o objetivo de liberar ocitocina (o mesmo hormônio liberado enquanto a mamãe amamenta). Este movimento nos seios terá o mesmo efeito de estar amamentando o seu bebê.  Para fazer essa estimulação é muito simples:

  • Procure um lugar tranquilo onde você possa ficar sozinha ou com o seu parceiro, pode ser interessante ter alguém para conversar enquanto você realiza o estímulo.
  • Lave bem as mãos;
  • Use um lubrificante natural próprio para grávidas para evitar que a pressão dos seus dedos machuque o seio;
  • Estimule um seio de cada vez;
  • Não precisa pressionar muito, faça apenas movimentos leves;
  • Fique apenas alguns minutos em cada seio (cinco minutos são suficientes).

Uma outra opção é utilizar uma bombinha de coleta de leite, muitas mamães acham essa opção mais eficiente, mas, tenha cautela, não coloque pressão excessiva e pare se você começar a sentir desconforto. Os seios estão muito sensíveis na gravidez. Se você optar por usar essa forma de estimulação, fale com o seu médico antes.

Dica 2: tenha relações sexuais

A ocitocina, também conhecida como hormônio do amor, é liberada durante a relação sexual e é uma das responsáveis pelas contrações uterinas. Além disso, o sêmen do seu parceiro possui uma substância chamada prostaglandina que ajuda no amolecimento do útero. O orgasmo também vai te ajudar nesse processo, já que ele favorece as contrações.

A partir da 40ª semana de gestação, ter relações sexuais pode ser desconfortável para a maioria das mulheres. Se esse é o seu caso, não tem problema. Mais importante do que estimular o trabalho de parto é você estar bem física e psicologicamente. Se esse não é o seu caso, tenha apenas alguns cuidados como usar lubrificante íntimo e encontrar uma posição que não te cause desconforto.

Dica 3: consuma comidas e bebidas quentes

Alimentos como o gengibre, canela e pimenta irão acelerar o seu metabolismo e consequentemente o trabalho de parto. Experimente um chá de gengibre com canela, além de saboroso vai te ajudar a alcançar o seu objetivo. Esses alimentos são fortes e não é qualquer gestante que pode consumi-los. Como já falamos aqui, procure o seu médico antes de fazer uso desses alimentos, eles podem fazer mal em casos de gravidez de risco ou com predisposição para alguma outra doença. Tenha cautela!

Dica 4: faça exercícios físicos

Se você não tem o hábito de praticar atividades físicas, comece devagar. Uma caminhada leve de 30 minutos é suficiente. Escolha uma hora do dia em que você esteja mais disposta, menos cansada e encontre alguém para te acompanhar. A caminhada irá ajudar na dilatação e no encaixe do bebê na sua pelve.

Outra ótima opção é praticar em uma bola de pilates. Sempre com a ajuda de alguém, você irá sentar na bola e fazer movimentos circulares, rotatórios ou para trás e para frente. Essa é uma ótima opção até para as gravidinhas que estão com mais dificuldade de locomoção. Faça isso duas vezes por dia, por dez minutos e já será suficiente.

Como estimular o parto natural/Reprodução: Pexels

Caso você esteja com a saúde em dia e mais disposta, é legal fazer agachamento. Com ajuda de alguém, apoie as costas na parede e desça o tanto que você conseguir. Não vá exagerar, cinco minutinhos por dia já bastam e vão ajudar a acelerar o processo de estimulação do parto. Fazer qualquer tipo de atividade física durante a gravidez, por mais suave que seja, é totalmente inviável para algumas mulheres. Não se cobre! Faça o que consegue e será suficiente.O mais importante de tudo: relaxe! Você não precisa seguir todas essas dicas. Faça algo que te deixe confortável e que te dê prazer. Sempre que possível, esteja cercada por amigos e pessoas que você ama, pois com o psicológico equilibrado o seu parto será bem mais tranquilo. E não se esqueça de conversar com o seu obstetra, ninguém é mais capacitado do que seu médico para te dizer o que fazer. Afinal, esse é um momento delicado e não vale a pena arriscar tomando medidas que possam prejudicar você ou o seu bebê.

Quero um parto humanizado, e agora? Saiba quais decisões devem ser tomadas.

Você precisa saber o que é episiotomia!

Comente