A amamentação é uma fase importante para a mamãe e para o bebê, uma fase de conexão e saúde. Porém, existem algumas preocupações que rodeiam a cabeça das mamães nesse momento especial.
A quantidade de leite varia de uma mulher para a outra e conforme as necessidades do bebê. Ter baixa produção de leite materno é uma das maiores preocupações das mamães, no entanto existem algumas dicas para ajudar a aumentar a produção de leite. Não esqueça de sempre consultar seu médico para identificar se existe algum problema que causa essa baixa produção de leite.
1- Dar a mama até o fim
É recomendado que o bebê esvazie o leite de uma mama para depois passar para a outra, quando o leite da mama acaba os hormônios estimulam uma maior produção de leite. Caso o bebê não tenha esvaziado a mama na última mamada a próxima poderá ser feita começando pela mesma e depois de esvaziada passando para a próxima.
2- Mantenha-se hidratada
A produção do leite materno depende muito do nível de hidratação da mamãe, ou seja, quanto mais hidratada ela estiver maior será a produção de leite. É recomendado que beba de 3 a 4 litros de água por dia, mas esse cálculo depende do peso da mamãe. O ideal é beber pelo menos um copo antes e depois de amamentar, além da água também se pode consumir sucos, chás ou sopas.
3- Dar de mamar a livre demanda
Sempre que o bebê estiver com fome o amamente pois quando ocorre a amamentação são liberados hormônios que levam o corpo a produzir mais leite para substituir o que foi retirado. Até mesmo em casos de bico do seio machucado ou mastite a sucção do bebê ajuda a tratar esses hematomas.
4- Descansar ao longo do dia
O descanso garante ao corpo a energia suficiente para a produção do leite materno então descanse sempre que possível, evite tarefas domésticas principalmente as que exigem mais esforço físico.
5- Alimentos que estimulam
Em alguns estudos foram indicados que a produção de leite é estimulada pela ingestão de certos alimentos, eles podem ser adicionados na alimentação diária e também em suplementos, são eles:
- Aveia;
- Alho;
- Bebidas à base de cereais, como malte;
- Gengibre;
- Spirulina;
- Alfafa;
- Feno-grego.
Lembre-se sempre de consultar seu médico que está acompanhando a gestação para que seu caso seja avaliado individualmente.