TÁ BOMBANDO: Quarto Montessoriano

Um quarto feito especialmente para o bebê e não para o adulto, essa é a principal promessa desse modelo de quarto, criado pela educadora italiana Maria Montessori, por volta de 1907

Esse estilo de quarto prioriza a autoeducação, por tanto o quarto deve oferecer elementos que estejam ao alcance da criança, que estimulem o desenvolvimento dela e que dê a autonomia para que ela se sinta a vontade para explorar o próprio quarto.

Por isso ao invés de camas altas e armários embutidos lá em cima existem colchões que oferecem maior liberdade para elas que podem deitar e levantar quando quiserem e ainda incentiva a criança a andar. Além disso os brinquedos devem estar a disposição para que a criança possa pegá-los quando quiser para que gere interesse e não monotonia.

Alguns dos elementos que compõem o ambiente montessoriano:

Espelho: Para seu filho se auto reconhecer, deve ser colocado em uma placa de MDF ou madeira e bem preso a parede para evitar que se por um acaso quebrar os pedaços se soltem e machuquem a criança.

Barra fixada na parede: Com o objetivo de facilitar com que a criança fique em pé e comece a andar.

crianca

Tapete: Proporcionar experiência sensorial e também para delimitar o espaço de brincadeira.

quartomontessori3

Armário baixo: Para que a própria criança possa escolher sua opção de roupa, de preferência armazene poucas roupas.

montessori-armario

Segurança:

Conforme a criança vai crescendo o ambiente vai ficando menos demilitado, já que essa é a ideia para o quarto montessoriano.  A criança vai mexer, andar pra lá e pra cá então o ambiente tem que ser seguro, por isso vamos dar algumas dicas de segurança:

– Evitar móveis ou elementos com quinas;

-Use quadros com acrílicos ao invés de vidros;

-Evite o uso de pregos, tenha preferência por fita dupla face;

-Tome cuidado com moveis que possam tombar, pois a criança vai se pendurar;

-Esconda ou proteja as tomadas.

Comente