Como vencer os 7 “pecados” na gravidez

Gula, ira, soberba, preguiça, vaidade, avareza e luxúria, são os 7 pecados capitais. Mas você deve estar se perguntando, o que isso tem haver com a gravidez? Existem os 7 pecados capitais durante a gravidez como por exemplo precisar comer por dois; ou ficar com muita preguiça de fazer exercícios porque esta grávida; estar de mau humor e descontar tudo no marido ou em outra pessoa. É possível enxergar os pecados capitais em torno de tantas mudanças que a mulheres e a família sofrem durante os nove meses de gestação. Mas hoje vamos ajuda-la a vencer esses 7 “pecados” capitais.

Preguiça

Ok! A gravidez dá sono e moleza, ainda mais no primeiro trimestre. Mas a pratica de atividades físicas, quando se é feito com uma orientação correta, trás muitos benefícios como a redução ou prevenção de dores e de estresse cardiovascular, alem disso, ele reduz partos prematuros, desenvolve o fortalecimento da musculatura pélvica , dá uma maior flexibilidade e tolerância a dor e eleva a autoestima. Mas lembre-se que é importante conversar com seu medico antes de ir caminhar ou ir para a academia, pois ele testara a sua saúde e dará uma atividade adequada.

O que fazer:

Atividades de alongamento, relaxamento e fortalecimento do músculos posturais e pélvica devem ser rotina na vida de uma grávida. Faz bem para você e para o bebê, por isso não deixe de praticar exercícios.

Ira

Ira é um intenso sentimento de rancor, de raiva e ódio. Citando um exemplo, seria quando você marcar de sair com seu marido mas ele vai ter que desmarcar o compromisso pois vai trabalhar até mais tarde. Em algum tempo atrás você diria que está tudo bem, mas agora você diz que ele nunca pensa em você que nunca tem tempo e quando se dá conta já está chorando. Isso acontece pois a gravidez vem acompanhada de uma condição hormonal única, por isso, sensibilidade, choro e momentos de explosão são tão comuns quanto imagina. Além disso ela está mudando, se preparando para assumir um novo papel com muitos questionamentos e emoções como medo, insegurança, expectativas…

O que fazer:

É normal acontecer essas oscilações de humor, mas não se pode deixar que isso te prejudique ou prejudique a sua relação, por isso uma dica é para que se foque em você e em seu filho, é bom a gestante ter um tempinho para ela e o bebê, um momento onde ela pode descansar, respirar fundo e sentir aquele momento, acariciar a barriga e dizer palavras carinhosas para o bebê.

Gula

“Estou carregando outra pessoa na barriga então preciso comer por dois!” Mito! O importante nesse período é qualidade e não quantidade, ter uma dieta diversificada com a ingestão de verduras , frutas e legumes e refeições no intervalo menor que 2 a 3 horas, é importante para o bebê e para que você fiquem saudáveis .

O que fazer:

Não se deve parar de comer e nem comer em excesso, nada de radicalismo! A alimentação escassa é considerado fator de risco para complicações na gestação e comer em excesso causa a obesidade materna e tem um aumento significativo das taxas cesarianas. Uma alimentação saudável é necessária para você e o bebê.

Vaidade

Durante os nove meses todos os olhos devem estar voltados para a saúde do bebê e da mãe. Não é necessário preocupar-se excessivamente com o corpo pois ele esta se adaptando para receber um bebê em seu ventre. A preocupação excessiva com a boa forma na gravidez tem um termo médico chamado de pregorexia, um distúrbio alimentar com causa psicoemocional. Outra preocupação é com os seios, “e se meu seios ficarem caídos?” algumas mães acabam nem amamentando o bebê. Então vamos colocar em uma balança o seu lado estético e a saúde do bebê. O prejuízo estético é infinitamente menor que os benefícios que o leite materno trás ao bebê.

O que fazer:

Mas com tantas mudanças as grávidas se fazem perguntas do tipo: “Você ainda vai gostar de mim depois de eu ter o bebê?” ou “Você ainda me acha bonita?” Por isso o dialogo entre o casal é fundamental para que a mulher se sinta segura com a nova imagem. Além dos cuidados de rotina como passar creme no corpo e não se deixar de lado! Você está no seu mais lindo momento então vá se maquiar, passe um batom, se arrume afinal você é uma gestante linda.

Soberba

Um sentimento de elevação, orgulho, uma mulher grávida e poderosa, que virou o centro, tem preferência nos lugares, é elogiada e paparicada. Mas calma que depois do nascimento, existe um grande risco do bebê virar o centro das atenções. Obvio que a gestação é um momento único e precisa ser vivido mas antes de tudo você precisa lembrar que é esposa, irmã, filha, profissional… Não é saudável para a mulher. Ela tem que saber dividir as atenções e quando o bebê nascer continuar trabalhando o lado psicológico pois quando ele vem ao mundo uma nova relação se estabelece e nesse momento ela pode sentir falta das atenções que recebia e com isso desenvolver uma fragilidade emocional ou até depressão pós parto.

O que fazer:

Se você é o companheiro dela ou alguém próximo saiba que faz bem conversar com ela e elogia-la. Pergunte como foi o seu dia e ajude-a com os afazeres.

Avareza

Durante a gravidez a lista de desejos é grande, “o enxoval tem que ser o melhor e mais bonito pois se trata-se do meu filho” A vontade é de sair comprando tudo o que você vê de bebê, mas logo vem o seu parceiro dizendo que não tem necessidade! Que não vai precisar de tudo isso ou que poderia achar um produto um pouco inferior com um preço bem bacana! Calma!

O que fazer:

Economizar demais no enxoval do bebê pode não ser uma boa ideia pois além de segurança o que também está em jogo é o conforto. Por isso pesquisem bem! Não se preocupe em gastar um pouquinho mais, mas também não vá exagerar! Compre realmente o que é necessário pois quando o bebê nascer as contas vão aumentar um pouquinho.

Luxuria

A luxuria é o desejo passional por todo o prazer corporal e material, mas calma que o sexo não é pecado durante a gravidez! Sim, existem exceções como no caso de uma gestação de risco ou em caso de nascimento prematuro mas o seu medico que deve orientar! A mulher tem um aumento de libido durante a gravidez o que deixa a mulher com um apetite sexual maior e relaxa que não vai machucar o bebê ter relações sexuais durante a gestação pois ele está protegido dentro do útero , além de ser bom para o casal!

O que fazer:

Então pode colocar aquela lingerie que você é uma mamãe linda e mostre toda a leoa que tem em você.  Este é um “pecado” que você pode cometer!

Leia mais:
6 piores perguntas para se fazer a uma grávida

Comente