Confira: Primeira animação em libras para criança surdas é brasileira

O Brasil possui 9,8 milhões de cidadãos que apresentam alguma dificuldade auditiva de acordo com o Censo 2010. Dentre eles 2,6 se declararam efetivamente surdos. Com esse dado, o animador Paulo Henrique Rodrigues, de Itajaí em Santa Catarina, se dedicou a um projeto voltado para os surdos, especificamente crianças.

“Min e as Mãozinhas” é o primeiro desenho animado em libras. Min de Yasmin é a protagonista das situações do dia a dia que falam da comunicação. Além de ajudar no ensino da língua de sinais, a ideia é entreter também os deficientes auditivos. “A ideia surgiu a partir de dificuldades que tive pessoalmente em me comunicar com surdos. Em um casamento, não consegui pedir um sal a pessoa surda; precisei de um intérprete para resolver uma coisa tão simples”, conta Paulo. “Aprendi muitas coisas na escola, mas não aprendi língua de sinais. Penso que a apresentação a esse mundo deve acontecer desde cedo”.

min e as mãozinhas

Ele apresentou a ideia ao professores de libras que se animaram com o projeto e prestaram consultoria para as questões de linguagem. O primeiro episódio foi ao ar no YouTube e ganhou como evento de estreia cinco exibições para alunos surdos e ouvintes. “A resposta das crianças ouvintes foi ótima. Elas aprenderam os sinais”, diz ele. “E a reação das crianças surdas foi ótima também; elas ficaram surpresas por entender tudo e simplesmente poder assistir ao desenho”, conta. “Uma delas que estava no colo da mãe e, quando apareceu o Sol e deu bom dia, ela abriu a boca espantada e feliz; olhou para a mãe, depois olhou para a tela”, continua.

O desenho tem como roteiro seguir o dia a dia de uma garota surda eu se comunica através da língua de sinais com animais da floresta e logo no primeiro episódio trás um curiosidade: como funciona a companhia dos surdos.

Confira aqui o primeiro episódio:

Comente