Saiba o que é déficit de natureza e se seu filho tem

Pesquisas mostram que o contato com a natureza pode trazer diversos benefícios para seu filho, principalmente para a saúde. Muitos programas ambientais estão tentando aumentar o contato das crianças com a natureza.

Certamente seu filho tem uma infância bem diferente da qual você teve. Acordar e ir direto para a frente da TV assistir desenhos animados ou quando chegar da escola a primeira coisa a ser pedido é o tablet ou celular é bem diferente do que brincar na rua, pisar na grama ou subir em árvores.

Um estudo realizado em Hong Kong, na China em 2017, descobriu que muitas crianças não se sentem bem psicologicamente, muitas vezes elas são estressadas e deprimidas. Dados do estudo revelam que 16% dos pré-escolares em Hong Kong e até 22% na China mostram sinais de problemas de saúde mental. Especialistas acreditam que isso se deve ao estilo de vida deles e o pior é que esses hábitos muitas vezes são influencias dos próprios pais.

Há uma tendência entre os pais de evitar a natureza, eles a percebem como perigosa e suja e infelizmente seus filhos captam essas atitudes. Além do que as aéreas verdes são frequentemente indesejáveis com sinais de “evite a grama”.

Como estimular a relação com a natureza?

A Organização Mundial da Saúde, por meio do compromisso da Declaração de Parma, estabelece que os países têm a obrigação de fornecer a todas as crianças acesso a espaços verdes para brincar e realizar atividades físicas. O ideal é que esses espaços não estejam mais do que 300 metros de distância da residência delas. Curiosamente, 90% da população de Hong Kong vive a 400 metros das áreas, mas as famílias não estão usando esses espaços.

“A cidade causa muito estresse nas pessoas e nas crianças. Elas precisam de espaço. Hoje, ficam meio confinadas e na dependência da tecnologia. Elas têm que ser ensinadas a ver e sentir a natureza, respeitando-a e preservando-a. Para isso, precisam entrar em contato com a terra, a chuva, a lama, as plantas, os animais. Pegar um tatu-bola na mão, uma minhoca, uma borboleta faz parte do processo civilizatório. As crianças precisam aprender a andar descalças e sentir a textura da terra, da areia, das pedras, saber de onde vêm os alimentos”, diz o pediatra Eduardo Goldenstein, membro do Departamento de Psicologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SP-SP), a criança deve ser ensinada a conviver com a natureza.

Porém é necessário tomar cuidado para que saiba distinguir o perigoso do não perigoso, o ambiente pode ser muitas vezes hostil, como por exemplo o mar que encanta a criança mas pode ser bem traiçoeiro .

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