7 dicas para estimular o bebê a andar

Não precisa entrar em desespero se o seu filho(a) que já tem 1 ano, ainda não anda e do vizinha com 10 meses já está andando. Fique tranquila! Sabendo disso, separamos 10 dicas para você ajudar o seu filho(a) nessa fase:

1)Não faça comparações Essa é a primeira dica porque é também motivo de ansiedade dos pais. Não há uma idade certa para a criança andar, e sim um período, entre 10 e 18 meses para que isso aconteça. Cada bebê tem um o tempo dele! Apenas isso.

2)Deixe-o explorar Deixe o bebê experimentar o chão, fazer suas próprias rotas, procurar os melhores caminhos, descobrir texturas com os pés e as mãos. Claro, fique sempre por perto.

3)Incentive Você pode, por exemplo, se colocar a um metro da criança e chamá-la. Ela irá se esforçar para chegar até você. Usar brinquedos é outra dica. Afaste-os para que seu filho, aos poucos, tente pegá-los.

4)Com as suas mãos Eles adoram! Segure as duas mãozinhas do seu filho e vá caminhando junto com ele. Depois, segure apenas uma, até que ele se sinta seguro e você consiga soltar a outra. Tenha calma. Isso pode não acontecer na primeira vez. Segure a ansiedade!

5)Dê segurança A posição ereta e os primeiros passos significam um novo mundo para o bebê. A capacidade de locomoção o leva a se arriscar. Se seu filho tropeçar ou derrubar algo, alerte-o de forma carinhosa. Broncas agressivas ou impacientes podem retrair a criança e até atrasar seu desenvolvimento motor.

6)Não o assuste Dá até um frio na barriga de ver aquele bebê andando todo desengonçado a ponto de cair a qualquer momento, mas a sua postura é fundamental para que ele não se assuste, mas se perceber qualquer modificação no comportamento do seu filho, ligue para o médico.

7)Um lugar diferente

Leve seu filho para passear num parque ou numa praça. Um bichinho ou uma folha grande de árvore pode aguçar sua curiosidade e ser um estímulo para que queira andar e chegar mais perto.

Leia mais:

Estimular o bebê a andar sem o “andador”

Comente