Você conhece a Shantala? Essa massagem milagrosa acalma os bebês!

A shantala é um conceito de massagem corporal bem suave, que é feita no bebê pela mamãe e pelo papai.

Ela tem funções calmantes, e ainda proporciona um momento super gostoso com o bebê, no qual ele se sente acolhido com muito amor, fortalecendo os laços afetivos.

A técnica foi criada na Índia, e é recomendável que essa massagem seja parte da rotina do bebê. Pode ser antes do banho ou na hora de dormir, já que ela é bastante relaxante, e o bebê provavelmente vai cair no sono no final. Caso o bebê durma depois da shantala, coloque-o no berço ou no colo para que durma com mais conforto. Além disso, a shantala possui efeitos calmantes que deixam o bebê menos agitado, evita e melhora cólicas, auxilia a fortalecer músculos, o que é essencial para os bebês nascidos por cesárea, e muito mais!

Imagem1

A massagem é recebida por todo o corpo do bebê, inclusive nas costas.

Você deve estar se perguntando o motivo dessa massagem ser tão benéfica para os pequenos. Basta fazer uma rápida pesquisa no Youtube para ver como ela faz efeito! Os benefícios são indispensáveis para o crescimento do bebê, além da importância de fortalecer a conexão com o bebê, coisa que só o contato com a pele dos pais pode trazer. O segredo é um só: Quanto mais amor, melhor!

A shantala tem efeitos altamente calmantes e pode fazer os bebês ficarem mais relaxados e com uma circulação sanguínea melhor.

Para fazer a shantala, é recomendado usar um tipo de óleo de bebê ou seu óleo vegetal preferido, como de coco ou de amêndoas. Espalhe uma quantidade pequena do óleo nas mãos e comece a massagear o bebê, sempre com cuidado para não apertar demais. Repita movimentos contínuos em cada parte do corpo três vezes.

Imagem2

Nas fotos, são mostradas formas de fazer a shantala em cada parte do corpo do bebê, inclusive com o auxílio de uma bolinha massageadora.

As partes do corpinho que receberão a massagem são o rosto, peito, bracinhos, barriga, pernas e pezinhos. No final, alguns exercícios são feitos nas pernas e braços para estimular os músculos do pequeno.

Leia mais: 10 fatos curiosos sobre o recém-nascido

 

Comente