Entenda as mudanças no corpo das gestantes do 1º ao 9º mês

Nem de longe o crescimento da barriga é a única mudança no corpo de uma gestante. Durante a gravidez, o corpo feminino passa por diversas alterações, principalmente devido as variações hormonais.

As mudanças físicas que acontecem ao longo dos nove meses podem interferir diretamente no corpo da mulher, conforme o bebê cresce, vai ocupando cada vez mais espaço dentro da mãe. Por isso, durante as 40 semanas de gestação, o corpo da mulher passa por alterações drásticas, algumas das quais, como o crescimento da barriga e dos seios, que podem ser percebidas fisicamente. No entanto, não é só isso que muda, O corpo feminino passa por diversas alterações, principalmente devido as variações hormonais.

1º mês

As mudanças que acontecem no primeiro mês são quase imperceptíveis, muitas gestantes mal percebem que estão grávidas. Os sintomas iniciais são parecidos com a TPM, como as oscilações de humor. Isso deve ao hormônio da gravidez, HCG.

Mudanças físicas: Dores abdominais e sensibilidade na mama. Interrupção da menstruação.

2º mês

No segundo mês as coisas já mudam bastante. Devido ao hormônio HCG, as grávidas experimentam muita sonolência, diminuição dos reflexos e insônia.

Mudanças físicas: Mamas inchadas e muita vontade de fazer xixi, devido ao crescimento do útero que começa a pressionar a bexiga.

3º mês

O volume de sangue no corpo da mulher aumenta para suprir as necessidades do feto. Isso pode provocar uma diminuição na pressão arterial e crises de taquicardia.

Mudanças físicas: Crises de enxaqueca, pressão baixa e taquicardia.

4º mês

Nesse mês é normal que as mulheres apresentem escurecimento da pele, principalmente nas genitais e nos mamilos. Isso acontece devido ao aumento da produção de melanina. Também é normal o aumento do apetite sexual.

Mudanças físicas: Escurecimento da pele.

5º mês

Aumento da oleosidade do couro cabeludo e da pele podem ocorrer nesse período. Além disso, as mulheres relatam um aumento considerável do crescimento de pelos em todo o corpo. Também começam as mudanças na postura corporal.

Mudanças físicas: Dores na lombar, crescimento anormal de pelos e aumento da oleosidade da pele.

6º mês

Nesse mês é normal que as mulheres sofram com as varizes nas pernas devido a sobrecarga, afinal a essa altura a barriga já está bem grande.

Mudanças físicas: Surgimento de varizes e estrias.

7º mês

Nesse mês as gestantes costumam sentir falta de ar devido ao tamanho da barriga. Os reflexos ficam mais lentos e algumas mulheres sofrem com a pressão alta nessa estágio da gravidez.

Mudanças físicas: Diminuição dos reflexos pode ocorrer aumento da pressão arterial.

8º mês

No oitavo mês de gestação os nervos ficam a flor da pele! Muita retenção de líquidos, o que gera inchaço. Dores na lombar, pernas e pés aumentam devido o peso da barriga. A ansiedade pelo parto pode complicar ainda mais as coisas.

Mudanças físicas: Inchaço devido a retenção de líquidos.

9º mês

A essa altura a gestante já começa a sentir uma pressão no quadril, pois a pélvis já está se preparando para o parto. A cabeça do bebê pressiona ainda mais a bexiga, o que aumenta as idas ao banheiro. É nesse mês que começam as contrações também.

Mudanças físicas: Dilatação dos quadris, surgimento das contrações, pressionamento da bexiga.

Leia mais: Conheça os principais sinais de quando você está em trabalho de parto

 

Comente