Quando o Bebê Começa a Mexer. Para as Mamães e Papais

Existe coisa mais deliciosa no mundo do que sentir o seu bebê mexendo? Para quem ainda espera por esse momento mágico da vida de um casal, pode imaginar o quanto gratificante é sentir os movimentos do bebê. Saber quando o bebê começa a mexer também pode tranquilizar ainda mais a mamãe, principalmente se for de primeira viagem.

Muitas mulheres querem saber com quantas semanas o bebê começa a mexer ou com quantos meses o bebê mexe, quando na verdade ele começa a mexer desde muito cedo. Já com 6 semanas, quando já é possível ser visualizado na ultrassom, podemos notar os seus movimentos

A questão é quando a mamãe passa a sentir esses movimentos. A maioria das vezes não são movimentos tão evidentes como podemos pensar que seja ou só a sensação da barriga tremendo. Algumas mamães se assustam quando a gravidez chega a um determinado estágio e os movimentos ainda não foram identificados e é esse o segredo. Identificar os movimentos do bebê para uma mamãe de primeira viagem pode ser uma tarefa difícil, complicada pela falta de experiência.

Quando a Mamãe Sente o Bebê Mexer pela Primeira vez?

Normalmente a mulher consegue sentir o bebê mexer nitidamente pela primeira vez por volta da 18º a 21ª semana de gestação. Antes desse período os movimentos do bebê mais parecem umas tremidinhas, às vezes umas borboletas voando pelo abdômen.

Esses movimentos sutis anteriores a percepção de fato da mulher podem ser confundidos com movimentos que estamos acostumados no corpo, movimentos de gases e até mesmo dos órgãos internos e por isso podem passar despercebidos pela gestante.

É muito comum por volta das 12, 14 semanas a mulher sentir alguma coisa pulsando dentro do ventre, isso pode ser um sinal de que o bebê está soluçando! Afinal bebê com 3 meses de gestação mexe já bastante. Por volta da 18ª semana uma cócega gostosa pode aparecer e às vezes e um impulso também, nessa fase sentir o bebê quando está deitada é mais nítido, mais fácil.

Lá para as 24 semanas (sexto mês) os movimentos ficam bem evidentes e da pra perceber há qualquer momento do dia mesmo estando em pé e desse momento até o final da gestação os movimentos vão ficando cada vez mais evidentes.

Uma dica importante é que normalmente na segunda, terceira ou mais estações os movimentos são mais claros, acho que pela experiência que a mulher pega nas gravidezes anteriores

Uma boa dica para quem quer muito sentir o seu bebê ou anda apreensiva quando a sua saúde é a seguinte:

Após o almoço (se alimentar bem) e comer um docinho como sobremesa, a gestante deita de barriga para cima. Se puder ser na cama e sem travesseiro e com os pés para fora da cama, mais grudada a parede da barriga ficará ao útero e assim se tornará mais sensível aos movimentos.

O segredo dos movimentos do bebê é justamente esse, alcançar onde há sensibilidade para que a mamãe sinta. Como o bebê fica envolto a água e dentro do útero então a probabilidade de ter a sensação do movimento precocemente fica reduzida, ainda mais para mamães de primeira viagem.

Para o papai, os movimentos do bebê podem ser percebidos a partir da 25ª semana. Quando o bebê começa a mexer pode ser sentido pela mamãe e o papai pode ficar frustrado inicialmente, mas quando essa sensação de senti-lo vivo dentro do ventre da mamãe é uma emoção sem igual para o casal!

Para estimular os movimentos coloque uma boa música bem próximo a barriga, bebês gostam e até se lembraram disso depois do nascimento. Conversar com o bebê pode ajudar bastante a sentir o bebê mexer. O carinho é a melhor forma de interagir com seu bebê ainda dentro da barriga.

Comente