Amamentação em público, será que ainda é um Tabu!?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) os bebês devem fazer o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade.. Isso porque o leite materno protege contra diversas doenças como infecções respiratórias, diarreia, alergias além de ajudar na digestão, no desenvolvimento da musculatura orofacial e arcada dentaria. Melhora também a progressão da fala, auxilia no desenvolvimento cognitivo e afetivo, previne a obesidade e reduz a incidência de cáries.

Pouco se fala sobre a importância de amamentar para a mãe, mulher: Reduz o risco de câncer uterino e de acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Médica QIMR em Berghofer, Australia. O aleitamento materno ajuda no controle de sangramento uterino pós-parto, acelera a perda de peso, facilita o retorno do útero ao tamanho normal, reduz chances de câncer de mama e ovário e principalmente estreita os vínculos entre mãe e filho.

A mais nova mamãe deixou bem claro que ela não se importa com tabus: “A amamentação é uma das coisas mais prazerosas e saudáveis para elas e para mim. Elas crescem felizes e bem alimentadas”  diz Ivete Sangalo em sua rede social juntamente com uma foto fofíssima de toda a família.

3a482f83-7c71-4d86-ab0b-d93ce70b7994

Mas apesar de ser um ato natural, a amamentação em locais públicos ainda é considerado polemico, ela ainda está ligada a tabus de sexualidade pois os seios são expostos e principalmente o mamilo.

Além da pressão que a sociedade faz as mães também enfrentam seus desafios como dor, tudo vira uma bagunça, machuca o peito, o bebê fica aflito… E é nessas horas quando não se tem um bom suporte e sempre se é julgada as mães começam a se encolherem, a se diminuírem. E pior, aquelas que não aguentam a dor e reclamam do mínimo que for sofrem criticas das mais diversas, a sociedade cobra mas infelizmente não acolhe.

E não se preocupe, a melhor forma de amamentar em publico é a forma na qual você se sente segura, bem, confiante e principalmente confortável. O importante é não se importar que os outros estejam olhando, o importante é se concentrar no vínculo maravilhoso que você está criando com seu filho. Alimente-o quando ele estiver com vontade

Uma sociedade que proíbe a amamentação em locais públicos não reconhece o direito da mulher com o próprio corpo, eles continuam reconhecendo a mulher como um objeto sexual.

Em Abril de 2017, foi a provada uma lei que transforma o mês de agosto no Mês do Aleitamento Materno.

Comente