Mulheres que tem o diagnostico da depressão pós parto devem ser tratadas com recursos naturais preferencialmente, pois medicamentos específicos para a depressão passam para o leite materno fazendo com que a mãe deixe de amamentar. Sempre lembrando que se essas opções não mostrarem efeitos, deve procurar um medico psiquiatra.A cura da depressão pós parto pode ser alcançada de 3 a 12 semanas após o inicio do tratamento.
1- Remédios antidepressivos e hormonais
O médico pode receitar o uso de remédios como Paroxetina, Sertralina, Nortriptilina, que parece não prejudicar a amamentação, ou seja, os mais seguros. Além destes, pode ser aconselhável tomar medicamentos hormonais, já que as alterações podem ser parte da depressão pós parto. Sempre consulte seu médico de confiança.
2- Exercícios físicos
Praticar exercício físico no dia a dia já traz muitos benefícios para a saúde, principalmente para quem sofre com a depressão pós parto, mesmo que seja difícil encontrar motivação para ir para academia, saia para dar uma caminhada na rua para distrair a mente. Uma ideia bacana é você passear com o bebê de manhã cedo, assim você poderá fazer bem para você e bem para o bebê, por exemplo deixando ele no sol um pouco, enquanto está no carrinho.
A atividade física libera endorfinas na corrente sanguínea, sendo assim, melhorando a sua circulação. Mas é preciso ter dedicação, os exercícios devem ser realizados diariamente, ou pelo menos quatro vezes por semana.
3- Alimentação
Na alimentação você deve preferir alimentos que combatem a depressão, como por exemplo abacate, banana e nozes, eles agem como se fossem um antidepressivo, quando consumidos regularmente.
4- Apoio psicológico
Frequentar a psicoterapia ou a terapia individual ou em grupo orientadas por um psicólogo ou psicoterapeuta, ou então conversar com familiares, o seu companheiro ou até mesmo um bom amigo também ajuda bastante a aliviar o estresse e a depressão, além de promover o bem estar social.
5- Tempo só seu
Todo mundo precisa de algum momento só para você mesmo, especialmente depois de ter um bebê com você o tempo todo. Não tenha medo de pedir ajuda, uma dica é quando o bebê dormir, você aproveitar para se sentar e se concentrar na sua respiração, ler um bom livro, sair de casa mesmo que por um curto período e se livrar um pouco da rotina e da fadiga. Por isso não sinta medo e nem vergonha de pedir para alguém ficar com o bebê de vez em quando.
O importante é ressaltar que mesmo você sendo mãe, você continua sendo mulher, então não se esqueça de você mesma. Faça as pequenas coisas que davam-lhe prazer antes de ser mamãe. Não precisam ser grandes coisas, mas sim as coisas simples que lhe deixam feliz.
6- Tenha paciência com você mesma.
Tenha paciência com você mesma, com a forma que você lida com modificações, mudanças e na forma que você se desenvolve como mãe. Não fique mal quando você estiver se sentindo frustrada, raiva e desespero com um monte de tarefas, isso é super normal. Aprenda com as emoções e vá em frente que isso não vai durar para sempre.
Comente