Porque o céu é azul? Saiba como responder as perguntas mais difíceis feitas pelas crianças!

A tarefa de responder algumas perguntas das crianças não é fácil, às vezes elas pegam a gente de surpresa, por isso vamos te ajudar com alguns dos tópicos mais perguntados por crianças.

Sexo

Essa descoberta acontece por volta dos 5 ou 6 anos, vem cheia de curiosidades sobre o próprio corpo e das outras crianças, da percepção das regiões mais sensíveis, nessa fase também os meninos começam a se apaixonar, começam a sentir algo diferente, mas que não sabem como explicar o que é.

Quando surgirem duvidas sobre sexualidade os pais precisam deixar o constrangimento de lado e tentar e explicar a verdade para a criança. Mas calma, ainda é uma criança, não precisa contar detalhes mas uma dica é contar uma historia na qual essa verdade apareça, use recursos que eles conheçam, que seja do mundo deles, como príncipes e princesas. Mas explique que há tempo para tudo acontecer, que se começa com um beijo, um aperto de mão…

Natureza

Toda criança tem a fase que está ligada a natureza, animais e fenômenos que acontecem nela. Por que cai neve?, de onde vem os trovoes? Por que chove? Por que a galinha bota ovo? Essas perguntas são muito comuns e o melhor, você pode transformar essas duvidas em diversão para ambos, pesquisando juntos em livros e na internet mesmo, olhar mapas, ir em exposições e museus, zoológico, além de matar a curiosidade das crianças faz com que a família se aproxime mais.

Morte

Até para o adulto é difícil lidar com a morte e para as crianças é uma das coisas mais complexas, o cachorro que parte, um ente da família que está ficando cada vez mais doente ou até mesmo pela TV é ai que começam as perguntas do tipo ele está morto por quê?, como que morre?, existe Deus e Diabo? E nas respostas você deve ser cuidadoso e paciente, você pode explicar de acordo com sua crença e se necessário explicar quantas vezes forem necessárias. Mas nunca se deve impor os seus conceitos como se fosse a única verdade, existem diversas explicações e seria bom para a criança conhecer outras verdades quando mais velha.

Leia mais:

5 livros infantis indicados para você ler com seus filhos

Comente