Acne neonatal: o que é e como tratar

Quando falamos em espinhas logo vem na cabeça aquelas manchas vermelhas com uma pontinha branca que aparece na maioria dos adolescentes. Mas não é só nos adolescentes que aparecem, também pode ocorrer de aparecer em bebês.

A acne neonatal é uma inflamação na pele do bebê que é causada por uma predisposição genética. Uma transferência natural de hormônio que passa da mãe para o bebê durante a gestação e no pós-parto. O problema ocorre entre a terceira e quarta semana até seis meses de vida, afeta três em cada dez recém nascidos.

Caracterizada por cravos brancos ou pretos e espinhas avermelhadas, e apenas em alguns casos com pus, sendo mais comum em meninos, nas regiões da testa, bochechas, pálpebras e queixo e também pode surgir na cabeça, parte superior do tórax, pescoço e costas.

A pele dos bebês ainda não estão com os poros totalmente desenvolvidos, o que perante a carga hormonal materna que recebe se torna um alvo mais fácil. O que faz com que as glândulas de oleosidade sejam estimuladas que acarreta no aparecimento das acnes.

                                                              Acne X Brotoeja

acne neonatal X brotoeja

Por mais que a acne neonatal seja bem parecida com as brotoejas não são as mesmas coisas. As brotoejas ou também chamadas de miliária são uma reação alérgica bem comum, geralmente aparece no rosto, com pontinhos vermelhos ou da cor da pele espalhados pelo corpo, em locais como dobras e pescoço. Se manifesta por conta do entupimento dos canais que levam o suor das glândulas sudoríparas até a pele.

Para diferenciar as acnes de brotoejas é fácil. A mamãe deve observar se os pontinhos vermelhos vêm acompanhados de cravinhos. Mas se estiverem causando coceiras é só refrescar um pouco o corpo do seu bebê, ai sim pode ser brotoeja. Tanto a acne quanto a brotoeja são inofencíveis.

Tratamento

O tratamento para a acne neonatal de bebê é diferente de um tratamento adulto.  Nos casos mais graves e bem específicos que se usa um antibiótico oral e o pediatra pode ainda solicitar a ajuda de um pediatra.

Alguns cuidados caseiros também podem fazer super bem para o baby

-NÃO esprema as lesões , em hipótese alguma, isso pode inflamá-la e agravar o quadro;

– Não utilize produtos de higiene de adultos e sim os que são especialmente para os bebês, as fórmulas dos produtos juvenis e adultos são bem mais agressivas;

-Limpe diariamente e apenas uma vez ao dia o rosto do bebê com água morna e um sabonete suave, dê referencia aos produtos neutros;

-Não esfregue a pele com as mãos ou com toalhas pois pode agravar as lesões, seja o mais delicado possível.

-Não use loções oleosas;

-Quando for secar a pele do bebê procure sempre apalpar levemente a toalha até perceber que a pele está seca;

-Limpe a saliva ou o leite sempre que o bebê golfar assim evitando que seque na pele;

-Coloque roupas de algodão no bebê, evite o suor pois pode piorar a situação.

Lembre-se de sempre consultar seu médico de confiança.

Leia mais:
Síndrome mão-pé-boca na infância: o que é e como prevenir

Comente