Teste de gravidez: entenda como funciona

O teste de gravidez de farmácia é aquele bem popularmente conhecido e simples.

Para saber se você está grávida com esse teste é simples, basta colocar o produto em contato com o xixi e em até cinco minutos ele mostrara o resultado. Para a chegada a esse resultado que geralmente tem precisão superior a 99%. Ele mede o beta HCG que é uma fração do hormônio gonadotrofina coriônica humana produzido durante a gestação.

Esse hormônio é secretado pelo trofoblasto, estrutura do embrião responsável pela sua interação com o útero e que dará origem a placenta. Ele começa a ser secretado no momento da implantação do embrião no útero o que leva em cerca de cinco dias depois da fecundação. A partir daí, os níveis dele sobem rapidamente e dobram a cada 48 horas.

Como funciona

Eles contêm anticorpos que encontram o HCG presente na urina em uma fita absorvente, nesse caso ela deve ser coletada em um potinho ou na própria “caneta” que possui o mesmo papel absorvente na ponta e dispensa os potes.

Mas nas duas situações o processo continua sendo o mesmo. Os anticorpos detectam o hormônio e se juntam a ele, formando um novo composto. Essa reação que dá a cor à segunda listra e o sinal de positivo. Já quando o teste for negativo, aparece apenas uma listra o que se da graças ao contato do papel com a urina, o que vai significar que a análise ocorreu adequadamente.

Para garantir uma precisão maior a primeiro urina do dia é o melhor, se o teste for bom, o horário tanto faz mas, como não sabemos qual teste você irá usar, então recomendamos a primeira urina da manhã que obtém uma maior concentração de HCG.

Depois de até cinco minutos o resultado aparecerá  em um mostrador que vai variar de acordo com o produto. As vezes pode conter símbolos de + e – ou apenas as listras, ainda há versões mais tecnológicas que aparecem “grávida” ou “não grávida”

Os falsos positivos são raros, o HCG apesar de praticamente ser exclusivo da gestação ele também é produzido por alguns tumores de ovário, um caso raro, e injetado em tratamentos de emagrecimento, além de também entrar em alguns tratamentos de fertilidade. Se o teste for negativo mas a suspeita ainda é grande, você pode repetir o teste em dois a sete dias.

Leia mais:
6 dicas preciosas para a chegada do bebê

Comente