Fadas do Leite: shoppings terão bancos de doação de leite

Um projeto com o nome de Fadas do Leite deve fazer com que 15 fraldários de São Paulo estejam equipados para a extração de leite até o final do ano, para que aumentem números de doações e consequentemente o tempo de amamentação dos bebês.

O objetivo do projeto Fadas do Leite é instalar salas de apoio à extração e doação do leite materno. Começou a operar em dois centros de compras em São Paulo na primeira quinzena deste mês para ajudar a suprir a demanda, geralmente mais alta do que a oferta nos bancos de leite e também  para aumentar o tempo de amamentação para os bebês.

“Shoppings são lugares com alta circulação de mães. A mulher pode estar passeando ou pode ser que ela trabalhe por perto; nesse caso, tem um lugar preparado, caso o próprio trabalho não tenha, para usar o intervalo de ordenha, previsto em lei, para fazer a extração com segurança”, explica Simone de Carvalho, fundadora do Aleitamento Materno Solidário Brasil, e uma das idealizadoras do Fadas do Leite ao lado de Taís Viana.

“Desde a concepção do projeto até o primeiro fraldário equipado para a extração foram mais de três anos de pesquisa e desenvolvimento. É uma estrutura complexa e que precisa do máximo de atenção em todas as etapas”, conta a idealizadora. A operação ocorre na base do acordo entre muitas partes. Quando o shopping concorda em ceder o fraldário, ele recebe bombas doadas pela Matern Milk, um freezer e um kit para extração: touca, máscara e potinho esterilizados de vidro para doação e de plástico para extração própria, além disso a fraldarista local recebe treinamento para atender as lactantes.

imagem_de_divulgacao_da_acao_nos_fraldarios_do_center_norte

O Brasil é o líder mundial em número de bancos de leite mas, ainda sim, o Ministério da Saúde calcula que apenas 60% dos bebês prematuros e com baixo peso que estão internados na UTIs neonatais são supridos. Lembrando que no dia 19 de maio é o Dia Nacional de Doação de Leite Humano no Brasil.

Comente