Giovanna Ewbank critica a falta de bonecas negras

Em apenas uma visita rápida em uma loja de brinquedos já é possível perceber que bonecas loiras, brancas e com os olhos azuis tem predominância nas prateleiras.

Giovanna Ewbank, mãe da Titi de 4 anos, resolveu falar sobre a falta de representatividade negra entre os brinquedos em uma serie de Stories no seu Instagram.

“Todas as vezes que eu passo nessa loja, eu presto atenção nisso e fico muito revoltada. Só que não é só nessa loja. A gente passa por isso o tempo todo” disse a atriz em um aeroporto de São Paulo. “Em todas as lojas de brinquedos, sempre que a gente vai para comprar pra Titi ou pra algum amiguinho uma boneca ou boneco negro não tem. A única que chega perto é a Moana” em referencia a uma personagem da Disney.

giovanna-ewbank

Esse tipo de debates sobre a importância da representatividade para a construção da identidade durante o processo de brincar tem aumentado entre os pais, mas infelizmente ainda não a uma mudança significativa entre os fabricantes. Um levantamento feito em março de 2018 pela campanha “Cadê nossa boneca?” em parceria com a ONG Avante, lançada em 201, repetiu a pesquisa realizada há dois anos e mostrou que o cenário pouco mudou, antes 6,3% do total de bonecas produzidas no pais eram negras. Hoje esse numero aumentou para 7%.

“O que para nós, pais de uma criança negra, é muito frustrante, triste e revoltante, porque a gente busca recursos para que ela se reconheça, mas é muito complicado” ressaltou Giovanna. Essa não é a primeira vez que a atriz fala sobre o assunto.

Leia mais:
Atriz Débora Nascimento fala sobre o puerpério

Menino de 4 anos faz doações com sua mesada e inspira a todos. Confira! #ShowLove

Comente