Como lidar com a intolerância a lactose na gravidez

Um período de muita importância e dedicação para as mães, a gravidez com o organismo se reajusta para conceber a nova vida.

Na gestação muitos dos nutrientes que são essenciais para a gravidez ser saudável podem ter impacto direto na saúde do bebê e entre eles está o cálcio, que ajuda na formação dos ossos e dos dentes do bebê que está sendo gerado. Mas e quando a mãe é intolerante a lactose? O que ela pode fazer para ter uma dieta saudável?

Essa intolerância ocorre quando o corpo não consegue ingerir produtos lácteos, acontece em pessoas onde o organismo não produz ou produz em uma quantidade insuficiente a enzima lactose.

Quem sofre de intolerância a lactose pode substituir o cálcio que viria do leite por outros alimentos . Já para uma gestante é recomendado ingerir aproximadamente 1.000 miligramas de cálcio diariamente. Mas existem outras alternativas como:

Ingestão alimentos ricos em cálcio como brócolis, espinafre, feijão, grão de bico, tofu, amêndoas e peixes como sardinha e salmão in natura.

Ingestão produtos lácteos sem lactose ou com um baixo teor, como queijos e iorgutes que já existem no mercado em sua versão lactose-free também são boas soluções.

Suplementação à base de cálcio. Se o nível de intolerância é muito alto ou a alimentação não está suprindo as necessidades a mãe pode conversar com seu obstetra e com o nutricionista também para poder iniciar a suplementação durante a gravidez.

O mais importante é sempre consultar seu médico de confiança para que a gravidez seja saudável para a mamãe e para o bebê.

Leia mais:
Veja: doença celíaca durante a gravidez!

Comente