As dúvidas mais comuns dos pais em relação aos recém nascidos

Mamães e papais de primeira viagem costumam ter muitas dúvidas quando saem da maternidade para casa. E em meio a tanta mudança, visitas de parentes e presentes que não acabam mais, a nova rotina e o desejo de não cometer erros podem gerar uma grande ansiedade . Respire fundo e lembre-se que em pouco tempo vocês conhecerão o bebê bem melhor e para te ajudar nessa missão, vamos responder algumas das perguntas mais feitas por recém pais.

É normal o bebê regurgitar após todas mamadas?

A regurgitação é fisiológica e não precisa de medicamentos em quase 100% dos casos. Ela deve passar no primeiro ano de vida do bebê que é quando uma válvula localizada no final do esôfago se torna mais firme e capaz de manter o alimento no estomago. Mas existe a regurgitação patológica, o refluxo, atinge apenas 1 % dos bebês, o pediatra identifica o refluxo patológico com base no ganho de peso, no crescimento, no padrão de sono e na respiração.

O bebê pode dormir de bruços?

Não é recomendável que os bebês durmam de bruços, pois isso aumenta o risco da síndrome da morte súbita do recém- nascido. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Academia Americana de Pediatria a melhor posição para os bebês e crianças pequenas dormirem é de barriga para cima, com a cabeceira do berço levantada de 30 a 45 graus, você pode colocar um travesseiro de baixo do colchão para dar essa leve levantada.  Caso a posição de bruços melhore a cólica do bebê, deixe que ele deite assim mas somente por períodos curtos e sempre sob supervisão.

É normal o bebê dormir com olhos abertos?

Alguns bebês nos primeiros meses de vida dormem com as pálpebras semi-abertas por não terem o controle total dos nervos e de alguns músculos. Isso não é motivo para se preocupar e deve desaparecer até o primeiro aniversário, no entanto vale a pena se preocupar quando a criança tem mais de um ano e ainda deixa as pálpebras abertas pois manter os olhos fechados durante o sono garante a lubrificação ocular.

Leia mais:
Confira: fotógrafo registra a maternidade de um jeito bem realista

10 motivos que mais fazem os bebês chorarem

Comente