Boa forma: Pilates é o segredo de Isis Valverde!

Isis Valverde dividiu opiniões em sua rede social após postar imagem dela fazendo pilates, uma parte de seus seguidores questionava se as gestantes podiam fazer esse tipo de exercício, enquanto outra parte elogiava a atitude da atriz que está a espera de seu primeiro filho. strong>

A fisioterapeuta Flávia Silveira Coutinho responsável pelas aulas de pilates de Isis há quase 6 anos disse “Isis sempre foi muito ativa e pratica o pilates há muito tempo. Ela tem ótimo condicionamento físico. Tudo isso é maravilhoso para ela neste momento da gravidez, em que o corpo está se acostumado aos movimentos. O objetivo agora é manter o fortalecimento muscular já conquistado, prevenir possíveis dores na coluna causadas pelas alterações fisiológicas na gravidez, prevenir a diástase e usufruir de todos os benefícios da prática para ela e o bebê”.

Mas é sempre bom lembrar que cada caso é um caso e todos os tipos de atividades físicas precisam de autorização do médico que cuida da gestante. Se não houver complicações na gestação e o obstetra liberar nada pode impedir a mulher que já pratica pilates continuar com os exercícios. “Mesmo para quem nunca praticou nenhuma atividade física é possível (e importante!) iniciar o pilates durante a gestação, com exercícios que respeitem o ritmo e os limites de cada mulher. A diferença é que, neste caso, recomendamos esperar passar o primeiro trimestre de gravidez, que é uma fase considerada delicada”, diz a fisioterapeuta.

A especialista disse ainda que Isis Valverde pretende levar o pilates até o final dos nove meses. “Ela faz duas aulas por semana e o nosso plano é ir até o último momento da gravidez. Com a dedicação e energia que a Ísis tem, chegaremos lá! Essa decisão, claro, deve sempre ser tomada juntamente ao médico que acompanha a gestante no pré-natal”.

Confira alguns benefícios que o pilates traz para a grávida e para o bebê:

1- Fortalecimento e alongamento muscular, prevenindo dores na coluna causadas pelas alterações fisiológicas da gravidez;

2- Melhora da circulação sanguínea, o que previne a retenção de líquidos;

3- Melhora do padrão respiratória e da qualidade do sono, o que contribui para a diminuição do estresse e da ansiedade;

4- Facilita o parto normal, pois fortalece músculos importantes para o momento do parto;

5- Melhora o equilíbrio e postura por meio do fortalecimento muscular.

Comente