Descubra a importância da vitamina D durante a gravidez

Se você está planejando ter filhos ou já tem,  muito provavelmente você já ouviu falar na importância de estar com os níveis das vitaminas em dia. Durante a gestação o corpo se transforma para receber o bebê e por isso é importante que o organismo esteja em equilíbrio.

No período da gestação é normal os médicos aconselharem a mulher a ingerir uma quantidade maior de vitaminas, por meio de alimentação saudável ou por suplementação.

Pesquisadores da Universidade de Tel-Aviv em Israel apontaram que mulheres com falta de vitamina D no organismo obtém mais chances de serem inférteis ou sofrerem abortos espontâneos. A descoberta reforça a importância de incluir o controle da vitamina D no planejamento da gravidez.

Essa vitamina tem o papel de modular a resposta imunológica, ou seja, se os níveis dessa vitamina estiverem baixos o organismo pode reconhecer a gravidez como uma “coisa ruim” e a gestação ser imperfeita. Além de ajudar a diminuir o risco de aborto espontâneo a vitamina D também promove o crescimento saudável da placenta e pode reduzir riscos de pré-eclâmpsia. Ela ajuda a regular a absorção de cálcio e fósforo, além de ajudar na formação óssea, na liberação de insulina e no funcionamento do sistema imunológico.

Como obter vitamina D:

Hoje em dia temos três formas de obter a vitamina D: Pela alimentação a base de dieta com alimentos que mais apresentam a vitamina que são os de origem animal como peixes, ovos e derivados do leite mas às vezes eles não são capazes de garantir a necessidade diária; pela exposição ao sol porém requer o dobro de atenção pois em tese alguns minutos de exposição de manhã e no final da tarde devem garantir a maior parte da produção de vitamina no organismo, porém na pratica não é bem assim, lembre-se que no meio do dia quando se tem a maior exposição de radiação não se é recomendado a exposição ao sol; ou por suplementações se mesmo depois de obter uma rotina saudável não ter os níveis de vitamina esperado.

Mas calma que não precisa se desesperar. Consulte sempre seu médico.

Leia mais:
Risco de parto prematuro é detectado em novo exame de sangue

Comente