Engravidar já grávida: é raro mas pode acontecer

Você já pensou engravidar de novo mesmo já  estando grávida? Apesar dessa condição ser super rara, é uma possibilidade real que é conhecida como superfetação, ou seja, uma mulher pode ter uma gravidez em dose dupla a partir de duas concepções diferentes que podem ser separadas por até algumas semanas.

Acontece quando uma mãe que já está grávida continua a ovular e tem relações sexuais desprotegidas nesse intervalo. Já a segunda gravidez  pode acontecer entre 1 e 4 semanas depois da primeira, mas mesmo assim os bebês devem nascer ao mesmo tempo, assim como gêmeos.

Médico ginecologista e obstetra do Hospital Israelista Albert Einstein, Sérgio Podgaec  ressalta que a condição é muito rara “Sequer existe um número para superfetação, porque se trata mais de uma possibilidade do que uma realidade. Nunca vi um caso desses em consultório e nunca ouvi falar de colegas, mas ainda é uma possibilidade”, explica.

O diagnóstico se da ao se constatar no ultrassom uma clara diferença de tamanho entre bebês, supostamente gêmeos, com um embrião de 2 semanas e outro de 6, por exemplo. “Por mais folclórico que pareça, pode acontecer, até de pais diferentes”, destaca Sérgio.

Leia mais:
Saiba mais sobre o sarampo- sintomas, tratamento e prevenção

Confira: Não é mito, a gravidez pode sim alterar sua voz

Comente