Saiba como congelar legumes e verduras para preparar as comidinhas do bebê

Uma das principais maneiras de manter a geladeira abastecida e evitar o desperdício é congelar os alimentos, e para isso existem técnicas fáceis para armazenar os alimentos para poder ter sempre a papinha e refeições fresquinhas.

O branqueamento é um processo importante para conservar melhor os vegetais que vão para o freezer. Verduras e legumes são muito ricos em nutrientes, que vão sendo eliminados com o tempo pela oxidação natural.

A técnica consiste em interromper, por meio de choque térmico o envelhecimento do vegetais, fixando a cor, sabor e textura. O branqueamento é um processo que impedem que os alimentos que forem cozidos mais tarde escureçam e amoleçam demais.

Como congelar:

Coloque bastante água em uma panela sem tampa e deixe ferver até formas bastante bolhas. Adicione um condutor de calor (sal, ácido ou os dois, conforme a lista abaixo). Cozinhe por alguns minutos até que o vegetal fique al dente. Retire ele da água e leve imediatamente para um recipiente com bastante gelo e água para dar um choque térmico. Escorra e leve para o freezer em potes ou saquinhos fechados.

Condutor de calor ideal para cada vegetal de acordo com a cor:

-Amarelos e alaranjados (batata baroa ou mandioquinha, pimentão, abóbora, cenoura, milho)= SAL

-Verdes (brócolis, ervilhas, vagens, espinafre)= SAL

-Brancos (couve-flor, batata)= SAL E VINAGRE OU LIMÃO

-Vermelhos e arroxeados (beterraba, tomate, pimentão, berinjela)= VINAGRE OU LIMÃO

*Não utilize a mesma panela e a mesma água para branquear vegetais de cores diferentes. Eles soltam cor e podem “tingir” uns aos outros.

*Hortaliças como salsinha, couve, coentro e cebolinha podem ser picadas ou congeladas cruas.

Com tudo fresquinho fica muito mais prática a vida dos papais na hora de preparar as refeições dos bebês e das crianças.

Leia mais:
7 Dicas para introduzir alimentos sólidos ao bebê

Segundo estudo, crianças também descontam emoções na comida

Comente