5 motivos pelo qual seu filho pode ter dor de cabeça

Saiba que 85% das crianças entre 5 e 12 anos terão cefaleia pelo menos uma vez na vida. O neurologista da infância e adolescência Marco Antônio Arruda, conduziu uma pesquisa em 2012 com 6 mil crianças e adolescentes dessa faixa etária, de 87 cidades e 18 estados brasileiros. Por mais que pareça um sintoma comum é importante descobrir o que desencadeia o incômodo. São muitas causas possíveis, por isso que o diagnóstico do médico precisa ser feito após analisar o contexto: alimentação, sono, capacidade de visão, entre outras situações. Portanto, sempre fique atento ao comportamento do seu filho, de modo que consiga relatá-lo corretamente ao médico.

Após descobrir o que causa a dor, fica mais fácil tratá-la. Mas não se preocupe: há medicamentos que podem aliviar o incômodo de imediato. “Nos casos em que a dor é em peso ou aperto (como se estivesse com um capacete justo) dura de 30 minutos a 72 horas contínuas, com frequência mensal e intensidade leve ou moderada, a indicação é apenas de tratamento da crise, sem a necessidade de medicamentos preventivos”, explica o neurologista Marco Antônio Arruda. Os analgésicos, como dipirona e paracetamol, podem ser usados, desde que com frequência moderada. E claro: não cabe a você escolher o remédio. “Pergunte antes ao especialista qual medicamento pode ser usado no momento da dor”, explica Clarissa Bueno, neurologista do Hospital Infantil Sabará (SP).

Confira agora quais causas são mais comuns para dor de cabeça nas crianças. A lista conta com situações em que o incomodo é um sinal isolado.

Pular refeições: Se a criança passar um intervalo grande sem se alimentar o índice glicêmico (nível de açúcar no sangue) vai diminuir. Como para funcionar o cérebro precisa de oxigênio da glicose para funcionar, haverá a alteração de metabolismo e a dor de cabeça vai aparecer. Neste caso basta se alimentar corretamente para que a dor passe.

Problemas de visão: Seu filho se queixa de dor de cabeça quando volta da escola no final do dia? Isso pode significar que ele está com dificuldades de enxergar, apesar de não saber disso, os músculos que movimentam os olhos estão no osso da cabeça e se são muito exigidos podem causar desconforto. Para solucionar o incômodo basta ir ao oftalmologista para saber se está tudo bem com a visão de seu filho.

Dormir pouco: É importante que a criança tenha a rotina de repouso, caso ela não descanse, a fadiga cerebral poderá ocasionar dor de cabeça. Para solucionar o incômodo basta ter um horário de ir para a cama e de acordar.

Calor: É comum que seu filho se queixe de dores na cabeça depois de um dia quente ou de intenso exercício físico, pois com o calor os vasos sanguíneos se dilatam. Além disso, a contração muscular na região cervical e a fadiga podem também ser responsáveis pelo incômodo. Neste caso é recomendável que a criança descanse e se hidrate bastante.

Tensão: Se a criança estiver exposta a alguma situação de estresse, na família ou na escola por exemplo, a contratura muscular pode trazer dor de cabeça. Nesse caso, o tratamento psicológico é a melhor forma para resolver o problema.

Leia mais:
Confira: 4 dicas para seu filho ter uma noite de sono tranquila

Comente